Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 29 de Abril de 2017

Bandeira de Amazonas
Bandeira de Amazonas

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Manaus
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Manaus - AM

Dados Gerais

Características:

O nome é uma alusão aos índios Manáo, que habitavam a região, e sua origem é o Forte de São José do Rio Negro, que os colonizadores portugueses construíram em 1669 para assegurar os seus domínios amazônicos. Situa-se na margem esquerda do Rio Negro, nas proximidades do encontro das suas águas com as do Rio Solimões, cujas diferenças características (temperatura, densidade e velocidade) proporcionam um espetáculo de seis quilômetros, onde as águas dos Rios Negro e Solimões, sem se misturarem, deslizam lado a lado até formarem o Rio Amazonas. É o portão de entrada para o maior legado ecológico do planeta, a Floresta Amazônica.
Manaus foi a primeira cidade brasileira a ser urbanizada e a segunda a receber energia elétrica (a primeira foi Campos dos Goytacazes, no Estado Rio de Janeiro) e teve seu apogeu na época da borracha (fim do século XIX e início do século XX), quando era chamada de “Paris dos Trópicos” e os "senhores da borracha" investiam em exuberantes monumentos arquitetônicos como o Mercado Adolpho Lisboa, o Teatro Amazonas e o Porto de Manaus, onde estão o prédio da Alfândega, totalmente importado da Inglaterra, pedra por pedra, e o cais flutuante, que permite atracação de grandes navios de alto-mar durante todo o ano.
Até o ano de 1967 Manaus era uma cidade de 300 mil habitantes, mas após a implantação da Zona Franca de Manaus, criada para desenvolver atividades comerciais, industriais e agro-industriais, com influência em toda a Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá, a cidade teve o crescimento acelerado e hoje possui mais de 1 milhão e seiscentos mil habitantes, conforme dados atualizados do IBGE, ocupa o oitavo lugar entre as cidades mais populosas do Brasil e detém o 4º maior PIB entre os municípios brasileiros. Aqui está o Pólo Industrial de Manaus, com faturamento anual de 18,9 bilhões de dólares e exportações superiores a 2,2 bilhões de dólares. Há mais de 450 fábricas de grande, médio e pequeno porte, que fazem a maior quantidade da produção brasileira de televisores e monitores para PC, inclusive de LCD e plasma, cinescópios, telefones celulares, aparelhos de som, DVD players, relógios de pulso, aparelhos de ar condicionado, bicicletas e motocicletas, com mais de 100 mil postos de trabalho. Ao todo são aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos. (fonte: SUFRAMA).
Na cidade encontra-se o que há de melhor nas grandes metrópoles, com hotéis de alto nível, shopping centers, grandes avenidas, muitos clubes e balneários, inúmeras instalações esportivas, como o Estádio Vivaldo Lima e a Vila Olímpica de Manaus, usada em grandes eventos do atletismo mundial e onde treinam os maiores atletas brasileiros, um aeroporto internacional que comporta todos os tipos de aviões e é o 2° em movimentação de carga no Brasil, portos para operação de grandes navios cargueiros de alto-mar e um porto com estação de passageiros para atendimento internacional e doméstico. O Centro Histórico possui edificações do início do século XX e ruas tomadas por calçadões, em áreas voltadas para a atividade comercial. A Rua Marechal Deodoro é totalmente coberta, como um shopping center aberto, e é chamada de “rua do bate-palma”, pois há pessoas à frente das lojas, que batem as palmas das mãos e informam sobre suas promoções.

Como todas as grande cidades brasileiras Manaus também possui favelas, pois famílias de baixa renda invadem áreas sem infra-estrutura e ali constroem suas habitações, havendo casos de ocuparem as margens de igarapés não urbanizados e construírem casas sobre palafitas, como as que existem no interior da Amazônia. 

Localização Cidade Portuária Histórica - Capital do Estado do Amazonas.
População 1.644.690 habitantes em 2005, conforme o IBGE
Limites

Limites Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Iranduba,Rio Preto da Eva, Amatari, Itacoatiara e Novo Airão

Economia Indústria, turismo, comércio e agro-pecuária
Habitante Manauense ou manauara
Temperatura média anual 32ºC
Área 11.458,5 km²
Altitude 92 m
Divisão Administrativa Manaus-sede
Distância de Brasília 3.490 km, por rios e rodovias, através de Belém/PA.Em linha reta são 1.929km
Código DDD 92
CEP 69000-000
Fundação da cidade Em 1669, mas recebeu o título de cidade em 24 de outubro de 1848
IDH 0,775

Texto e informações enviadas por Paulo Roberto do Nascimento Vale - Guarabira/PB - 11/10/2006






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal