Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 21 de Abril de 2014
Busca no Site:
Busca por município:

Bandeira de Rondônia
Bandeira de Rondônia

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Porto Velho
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios
» Álbum de Fotos
» Notícias
» Comentários
» CEP
» Fale Conosco
» Favoritos
» Quem Somos


Porto Velho - RO

História

Porto Velho surgiu com o Tratado de Petrópolis, que determinou, em 1903, a criação de um porto e de uma ferrovia para o escoamento da borracha procedente da Bolívia. O local escolhido para construção do Porto foi a Cachoeira de Santo Antônio, porém, abandonado durante as obras, dando origem ao nome da Cidade. O povoamento da Cidade iniciou-se em 1907, com as casas dos empregados da companhia responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré formando uma pequena e bem planejada Cidade, com a estrutura urbana necessária ao bom andamento das obras e com administração própria, até mesmo quanto à força de segurança que era independente da força policial do Estado do Amazonas. Essa situação gerou conflitos freqüentes, entre as autoridades constituídas e os representantes da "Railway". Ao lado ergueu-se outra Cidade, uma típica povoação amazônica, onde viviam trabalhadores despedidos da ferrovia, pequenos comerciantes, prestadores de serviços, prostitutas (proibidas na Cidade vizinha), e gente atraída pelas oportunidades criadas pelo grande empreendimento. A junção das duas constituiu Porto Velho. Separando-as ergueu-se a Avenida Divisória (atual Av. Presidente Dutra), margeada por uma cerca de arames. Em 1914 o povoado desmembrou-se do Município amazonense de Humaitá, mas continuou a fazer parte do Estado do Amazonas. Em 1919, foi elevado à categoria de Cidade. Em 1943 passou a Capital do Território Federal do Guaporé, e posteriormente, Território Federal de Rondônia. No final dos anos 50, com a descoberta de cassiterita (minério de estanho) nos velhos seringais e de ouro no Rio Madeira, ocorre um grande crescimento populacional, impulsionado pela abertura da rodovia Brasília-Acre. Esse crescimento foi aumentado com a decisão do Governo Federal, no final dos anos 70, de abrir nova fronteira agrícola para ocupar e desenvolver essa região. A Cidade misturou hábitos e sotaques de todo o País, mas esse crescimento desordenado causou problemas sociais graves como o surgimento de bairros periféricos com casebres de madeira cobertos de palha, sem infra-estrutura, e invasões de terras. Apenas o Centro tinha urbanização. Atualmente os moradores e os órgãos públicos implementam melhorias.






Busca no Site:
Busca por município:

© Copyright 2000-2013 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal