Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 19 de Agosto de 2017

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Curitibanos - SC
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Curitibanos - SC

Turismo Cultural 
Arquitetura | Templos | Museus | CTG's | Faculdades | Bibliotecas | Revolta Farroupilha | Guerra do Contestado

Arquitetura:

Fazenda da Forquilha:
Fazenda que abriga um lugar conhecido como Capão da Mortandade, onde Anita e Giuseppe Garibaldi lideraram os rebeldes da Revolução Farroupilha em uma batalha contra as tropas federais e onde, em 1840, morreram mais de 400 farrapos. A cruz de madeira colocada na época pelos sobreviventes foi substituída por uma réplica de bronze.

Monumento ao Monge João Maria:
Construção feita no local onde o líder espiritual da Guerra do Contestado fazia sua parada para descanso.
Localização: Bairro Água Santa.

Templos:

Igreja Matriz Imaculada Conceição:
Construção em estilo português, abriga vitrais bizantinos e afrescos renascentistas.
Localização: Praça da República.

Museus:

Museu Histórico Antônio Granemann de Souza:
Fundado em 1972, no prédio da antiga Prefeitura.
Acervo: Móveis, porcelanas, moedas, documentos e armas da Guerra do Contestado, da Revolução Farroupilha e da época dos tropeiros. Destaca-se a cruz de madeira colocada pelos sobreviventes da Revolução Farroupilha no local onde mais de 400 farrapos morreram. 
Localização: Praça da República, 20 - Tel: 241-2393. 
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:30h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h, sábado das 9:00h às 11:00h e das 14:00h às 16:00h e domingo das 9:00 h às 11:00 h.

CTG's:

CTG Brasão do Contestado:
Localização: Av. Frei Rogério, 4, Centro - Tel: 245-0367.

CTG Estância do Pai Velho:
Localização: Rua Claudino Fontana, 82, Centro - Tel: 245-1866.

CTG Mang Sinuelo da Querência:
Localização: Av. Rui Barbosa, 859, São Luiz - Tel: 241-0146.

CTG Pouso dos Tropeiros:
Localização: Rua Maria Lemos Centenário, 100, Centro.

CTG Recanto da Tradição:
Localização: Rua Nicolau Signorelli, 90, Centro.

CTG Rincão Crioulo:
Localização: Rua Graciliano Torquato Almeida, 230, Centro - Tel: 9991-1449.

Faculdades:

Universidade do Contestado:
Localização: Av. Leoberto Leal, 1.904, Bairro Universitário - Tel: 221-0100.

Bibliotecas:

Biblioteca Pública Municipal Desembargador Edgar Pedreira:
Localização: Rua Vidal Ramos esquina com Rua Henrique de Almeida - Tel: 245-1555.  
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00h às 18:00h.

Revolta Farroupilha:

No ano de 1835, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, gaúchos descontentes com a maneira como eram tratados pelo Império do Brasil deflagraram o movimento revolucionário liberal, conhecido como Revolução Farroupilha, que irrompeu no dia 20 de setembro, quando da tomada de Porto Alegre e da deposição do presidente provincial nomeado pelo Império. O Império não admitiu a revolta na província sulina e iniciaram-se confrontos entre as partes e, um ano depois, é proclamada a  República Rio-Grandense. Em 1838 a Revolta atingiu o Território do Contestado através de Lages que foi anexada à República Rio-Grandense. Em 1839, os farroupilhas conquistaram Laguna, no litoral, ali proclamando a República Juliana, que durou apenas quatro meses. Em 1840 os farroupilhas, com menos de 500 homens, ao passarem pela Fazenda Forquilha, nas proximidades do Rio Marombas, encontraram mais de mil soldados acampados nas coxilhas e iniciaram um combate que causou a morte de mais de 400 farrapos. Neste mesmo ano, a vila de Lages foi finalmente retomada pelos legalistas.

Guerra do Contestado:

Guerra do Contestado:
Após a Proclamação da República, os latifundiários e as empresas norte americanas passaram a controlar a economia no interior dos Estados de Santa Catarina e Paraná  influenciando, inclusive, a vida política estadual. A camada composta por trabalhadores braçais vivia em extrema pobreza e, com o final da construção da ferrovia em 1910, o nível de desemprego e de marginalidade social aumentou. Revoltados com os governos estaduais, no período compreendido entre 1912 a 1916, cerca de 20.000 caboclos enfrentaram as forças militares dos dois Estados e do Exército Nacional. A falta de esperança e a ignorância, determinaram o desenvolvimento de grande religiosidade, misticismo e messianismo. Liderados pelo monge peregrino José Maria, organizaram um movimento messiânico de crença na sua ressurreição e na instauração de um reinado de paz, justiça e fraternidade e chegaram a controlar uma área de 28 mil km². O Presidente Marechal Hermes da Fonseca, alguns líderes locais e a Igreja Católica se uniram no sentido de combater os líderes fanáticos. A Guerra do Contestado terminou em massacre e na rendição em massa dos sertanejos. A fronteira entre os estados foi demarcada e a colonização da região foi intensificada.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal