Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Outubro de 2017

Bandeira de Pernambuco
Bandeira de Pernambuco

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Paulista - PE
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Paulista - PE

História

As terras do atual Município pertenciam a Olinda e eram divididas em duas freguesias: Paratibe e Maranguape. Paratibe foi doada por Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, ao seu cunhado Jerônimo de Albuquerque, que a doou, em 1555, a Gonçalo Mendes Leitão, quando este se casou com sua filha. Ele construiu um engenho de água com o nome de Paratibe, uma Capela dedicada a Santo Antônio e um sobrado para sua residência. Com sua morte, as terras de Paratibe foram vendidas e divididas em Paratibe de Cima e Paratibe de Baixo. Maranguape também foi doada por Duarte Coelho a Jerônimo de Albuquerque, que a vendeu a João Fernandes Vieira no ano de 1656. Este construiu uma capela votiva a Nossa Senhora dos Prazeres, a Casa Paroquial e um sobrado para sua residência. Em 1698, o Engenho de Paratibe de Baixo e toda propriedade de Maranguape foi vendida a Manoel Alves Morais Navarro, passando assim a propriedade a ser conhecida como Engenho do Paulista. Em 1710, foi elevado a Distrito de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape. O local cresceu com a indústria têxtil e, em 1935, foi elevado a Município. Em 1993, sua sede foi elevada a Cidade.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal