Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Outubro de 2021

Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Belo Horizonte
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Belo Horizonte - MG

História

No local onde se encontra hoje a Cidade, existia, por volta de 1701, a Fazenda do Cercado. Aos poucos o progresso desta fazenda atraiu outras pessoas que ali se estabeleceram e a transformaram num arraial, o Curral Del Rey. A Proclamação da República, em 1889, desenterrou a idéia de se transferir a Capital de Minas Gerais para outro lugar e este foi escolhido, justamente onde existia o Curral Del Rey. Não seria bem uma transferência e sim uma construção e para isso fez-se necessária a destruição do arraial. A Cidade a ser construída seria uma Cidade-Planejada inspirando-se no modelo das mais modernas do mundo, como Paris e Washington e se chamaria Cidade de Minas, devendo ser inaugurada em 4 anos. Teria ruas largas, bulevares arborizados, amplos espaços, praças e parques. Os terrenos na nova Cidade foram muito valorizados e os moradores do antigo Arraial passaram a morar em Venda Nova ou na periferia. A Cidade passou a ficar elitizada. Belo Horizonte foi inaugurada às pressas, algumas de suas ruas e avenidas eram apenas picadas abertas no meio do mato e sua construção ficou paralisada à espera de recursos. O Município foi criado em 1897, desmembrado de Sabará. Aos poucos, pequenas fábricas se instalaram, a energia elétrica se ampliou, as obras foram retomadas, os transportes melhoraram e começaram a surgir praças e jardins que deram uma nova paisagem. O número de empregos cresceu, chegaram novos habitantes, a vida social e cultural começou a se agitar. A indústria ganhou impulso na década de 20 e inauguraram-se grandes obras, surgiram novos bairros sem planejamento e com eles, sérios problemas urbanos. A década de 40 trouxe o avanço da industrialização e surge o Complexo Arquitetônico da Pampulha inaugurado em 1943. Na década de 60 muitas demolições foram feitas, transformando o perfil da Cidade, que passa, então, a ter arranha-céus e asfalto no lugar de árvores. Na década de 80 foi iniciada a implantação do metrô de superfície e a memória da Cidade começou a ser mais valorizada. Surgiram novos espaços de lazer. Atualmente, tenta vencer seus problemas valorizando a cidadania e a cultura e é a terceira Cidade do País, com toda a infra-estrutura das grandes Metrópoles.







® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal