Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Florianópolis
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Florianópolis - SC

Distritos

Distritos Turísticos:

Ribeirão da Ilha:
Distrito de Florianópolis, criado em 1809, era uma Vila açoriana. Possui área de 51,54 km², localizada no sudoeste da Ilha, a 27 km do Centro do Município. Destaca-se por suas construções típicas da época dos colonizadores açorianos, como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão. Abriga diversas praias pequenas com areia grossa e escura com o mar sempre calmo parecendo um lago e o Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha. Neste Distrito encontra-se o ponto mais alto da Ilha, o Morro do Ribeirão, com 650 m de altitude.

Lagoa da Conceição:
Distrito de Florianópolis, foi a primeira freguesia da Cidade, criada em 1750, com área de 55,28 km². Era habitada pelos Carijós, índios Tupi-Guarani que deixaram vestígios de, provavelmente, 4.500 anos, nos sítios arqueológicos da Ponta das Almas, da Praia da Joaquina, do Canto dos Araças. Os primeiros casais açorianos chegaram a partir de 1748, transformando a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, seu antigo nome, num dos núcleos coloniais de cultura açoriana mais importantes da Ilha de Santa Catarina. Recebeu em 1845, a visita de D. Pedro II, que doou uma custódia de prata para a sua Igreja e, em 1861, ofereceu os sinos. Atualmente sua população é bastante heterogênea, mas, as tradições açorianas como a pesca, a renda de bilro, as histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem, boitatá, Terno de Reis, Ratoeira, Cantoria do Divino, Pau-de-Fita e Boi-de-Mamão, ainda fazem parte da tradição dos nativos. Preserva os engenhos, sobrados e casas térreas, típicos da época da colonização açoriana. É um dos lugares mais freqüentados da Ilha de Florianópolis, com vida noturna agitada e construções coloniais. É o Distrito com maior população e que conta com o maior contingente de intelectuais, artistas plásticos e escritores. Abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, a Lagoa da Conceição, as praias da Galheta, Joaquina e Mole, além de diversas outras que podem ser acessadas pela trilha da Costa da Lagoa. A Lagoa da Conceição é margeada pela Av. das Rendeiras que é famosa pelas 14 casinhas de rendeiras que vendem trabalhos de bilros.

Canasvieiras:
Distrito de Florianópolis, criado em 1835, com área de 29,3 km². Abriga a Igreja de São Francisco de Paula, o Forte São José da Ponta Grossa e as Praias de Canasvieiras, Daniela,  Jurerê Internacional e do Forte. É um forte pólo de apicultura, contando com a Cidade das Abelhas. 

Campeche:
Distrito de Florianópolis, criado em 1995, com área de 35,32 km². Abriga as Praias do Morro da Pedras e do Campeche e a Ilha do Campeche. No topo do morro encontra-se a Casa do Retiro dos Jesuítas.

Santo Antônio de Lisboa:
Distrito criado em 1751, com área de 22,45 km², possui casario açoriano e o cultivo de ostras é sua principal atração. Foi a primeira localidade da Ilha a ter uma rua calçada, conservada até hoje. Abriga a Igreja de Nossa Senhora da Necessidade, o Museu O Mundo Ovo de Eli Heil e as Praias de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Neste Distrito pode-se comprar artesanato na Feira de Alfaias ou na Casa Açoriana.

Ratones:
Distrito criado em 1934, com área de 33,12 km². Abriga o Forte de Santo Antônio de Ratones.

Pântano do Sul:
Distrito criado em 1966, com área de 47,68 km². É uma das principais colônias de pescadores da Ilha. Abriga o Forte de Nossa Senhora da Conceição, as Praias da Armação, Matadeiro, Solidão, Caieiras, Naufragados, Lagoinha do Leste e Pântano do Sul e a Lagoa do Peri que é a maior lagoa de água doce do litoral e forma com a vegetação a sua volta, o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Pode-se comprar artesanato no Engenho Arte.

Cachoeira do Bom Jesus:
Distrito criado em 1916, com área de 30,37 km². Abriga as Praias de Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha.

Ingleses do Rio Vermelho:
Distrito criado em 1831, com área de é 20,47 km², seu nome é uma alusão a um naufrágio inglês em 1770. Abriga as Praias Brava, Ingleses e Santinho. 

São João do Rio Vermelho:
Criado em 1831, com área de 31,68 km², abriga a Praia de Moçambique e o Parque Florestal do Rio Vermelho.

Barra da Lagoa:
Distrito criado em 1995, com área de 4,75 km², abriga a Praia de Barra da Lagoa. Neste Distrito acontece a Festa da Tainha.







® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal