Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Florianópolis
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Florianópolis - SC

História

Chamada pelos índios que ali habitavam de Ilha de Meiembipe, foi visitada por portugueses que a transformaram em ponto de abastecimento de água e alimentos para navios que seguiam em direção ao Sul. O navegante italiano Sebastian Caboto batizou-a com o nome de Santa Catarina, uma homenagem à Catarina de Medrano, sua mulher. Até o início do século XVI, as embarcações só aportavam na Ilha de Santa Catarina para o abastecimento, mas, em 1679, com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho e família, inicia-se o povoamento com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis).  Ele fundou uma pequena igreja, onde hoje está a Catedral de Florianópolis e iniciou a construção das casas e a plantação de novas culturas. Em 1726, foi elevada a vila, desmembrando-se de Laguna. Certo dia, um navio pirata vindo do Peru  atracou em Canasvieiras, com um carregamento de prata. Dias Velho expulsou-os e ficou com  o carregamento do navio. Um ano mais tarde o comandante pirata retornou, recuperou sua carga de prata, violentou suas três filhas virgens e o matou. Com isto, a família voltou para São Paulo e a Ilha ficou abandonada. Mas a necessidade de povoamento da região era uma preocupação dos portugueses, devido a sua posição estratégica. Passou, então, a ser ocupada militarmente a partir de 1737, e várias fortalezas foram construídas, estimulando à ocupação da Ilha. 
Em 1748 começaram a chegar à região mais de 5.000 açorianos e madeirenses que contribuíram muito com sua cultura, tradição, hábitos e engenhosidades. Com a ocupação, desenvolve-se a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho e com a autorização da caça às baleias, a infra-estrutura local foi impulsionada. No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de Cidade e em 1823, tornou-se Capital da Província de Santa Catarina. Iniciou-se o desenvolvimento urbano com a melhoria do Porto e a construção de edifícios públicos, entre outros. A dificuldade de acesso ao interior da Ilha provocou o desenvolvimento urbano junto à parte mais próxima ao continente. Em 1829, chegou a Desterro a primeira leva de imigrantes alemães. Com a chegada da República, em 1889, o Estado mostrou resistência em aceitar o novo Governo, como na Revolução Federalista e após a vitória das forças comandadas pelo Marechal Floriano Peixoto, em 1894, mudou o nome para Florianópolis. O séc. XX trouxe muitos progressos à Cidade com as construções, a implantação das redes de energia elétrica e de água e esgoto, além da construção da Ponte Governador Hercílio Luz. A abertura da BR-101 deu grande estímulo ao seu crescimento, pois muitos gaúchos e curitibanos foram morar na Ilha.







® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal