Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Florianópolis
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Florianópolis - SC

Litoral
  Praias | Lagoas | Ilhas | Baías

Praias:

Praia de Tapera:
Distante 27 km do Centro, com 650 m de extensão,  possui águas limpas e calmas. A sua frente encontra-se a Ilha do Largo. Conta com bares na orla.
Localização: Sul da Ilha, próxima ao Aeroporto.

Praia de Galheta:
Distante 17 km do Centro, é deserta e isolada por morros. Muito procurada por nudistas. Possui águas calmas e frias. Seu acesso é feito por trilha de 300 m a partir da Praia Mole.
Localização: Distrito de Lagoa da Conceição.

Praia da Joaquina:
Distante 17 km do Centro, é famosa pelas competições de surfe. Seu mar é agitado, com ondas-tubo, dunas e pedras. Nas dunas pratica-se sandboard (surfe na areia). Possui vida noturna agitada, com iluminação para a prática de vôlei de praia e futebol. É palco de vários shows, especialmente de rock, nos finais de tarde e fins de semana. 
Localização: Distrito de Lagoa da Conceição.

Praia Mole:
Distante 16 km do Centro, possui areia branca, solta e macia e água fria com ondas fortes, propícia ao surfe. Há buracos na entrada do mar e mais adiante, bancos de areia. Conta com hotéis e bares. 
Localização: Distrito de Lagoa da Conceição.

Praia de Canasvieiras:
Distante 27 km do Centro, com 2,3 km de extensão, possui águas calmas e quentes e faixa de areia estreita. É palco de campeonatos de vela. Durante o verão é muito freqüentada por argentinos. É uma das praias de melhor infra-estrutura e de maior opção de lazer para a vida noturna. 
Localização: Distrito de Canasvieiras.

Praia da Daniela:
Distante 26 km do centro, com 1,55 km de extensão, localiza-se perto de área de mangue, a orla apresenta vegetação rasteira. Possui mar calmo e é muito freqüentada por crianças.
Localização: Distrito de Canasvieiras.

Praia de Jurerê Internacional:
Distante 25 km do Centro, com extensão de 2 km, possui águas verdes, transparentes, calmas e mornas, estreita faixa de areia branca e fina. É ótima para banhos e esportes náuticos. Tem boa infra-estrutura turística, diversas casas de veraneio e um mini parque aquático em plena areia. 
Localização: Distrito de Canasvieiras.

Praia do Forte:
Distante 27 km do Centro, com 1,3 km de extensão, mar calmo, localiza-se atrás do morro que abriga a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.  
Localização: Distrito de Canasvieiras.

Praia de Cacupé:
Distante 11 km do Centro, com 900 m de extensão, possui águas calmas, com fundo lodoso e faixa estreita de areia escura e grossa. Apresenta pouca estrutura. Nela se localiza a Colônia de Férias do SESC.
Localização: Distrito de Santo Antônio de Lisboa.

Praia de Santo Antônio de Lisboa:
Distante 13 km do Centro, com 720 m de extensão, possui águas calmas e quentes, com fundo lodoso e faixa estreita de areia escura e grossa.
Localização: Distrito de Santo Antônio de Lisboa.

Praia de Sambaqui:
Distante 17 km do Centro, com 1,1 km de extensão, possui águas calmas, com fundo lodoso e faixa estreita de areia escura e grossa com conchas, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados, além de bares na praia e bons restaurantes. É um vilarejo de pescadores que preserva seus costumes e tradições através de danças religiosas e folclóricas, como o Boi-de-Mamão. 
Localização: Distrito de Santo Antônio de Lisboa.

Praia da Armação:
Distante 25 km do Centro, com 3 km de extensão, é antiga estação de pesca de baleias e um dos mais importantes sítios arqueológicos do Estado. Possui areia branca e fofa e águas perigosas, com redemoinhos e correntezas. Dela saem barcos para a Ilha do Campeche. 
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia do Matadeiro:
Distante 25 km do Centro, com 950 m de extensão, é separada da Praia da Armação por um riacho e pelos molhes que ligam à Ilha do Campeche. Suas águas são propícias ao surfe. É cercada por um morro e seu acesso é feito apenas a pé. Possui uma pequena estrutura de bares.
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia da Solidão:
Distante 30 km do Centro, com 850 m de extensão, possui um riacho com cachoeira e piscina natural. É cercada por morros e pouco freqüentada. Ao sul há uma trilha, através da Mata Atlântica, que dá acesso a Saquinho, vila de pescadores sem energia elétrica. Pode-se observar gaivotas por toda a costa.
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia de Caieiras:
Distante 34 km do Centro, com 860 m de extensão, possui ondas médias e pouca estrutura em termos de bares e restaurantes. Propícia à vela e à canoagem. 
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia de Naufragados:
Distante 40 km do Centro, com 950 m de extensão, é uma praia primitiva, sem infra-estrutura. Possui ondas fortes e água fria, boa para caça-submarina. Seu acesso é feito a pé, numa caminhada de 3 km de subida de morro ou alugando uma baleeira na Praia da Caeira da Barra do Sul. 
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia de Lagoinha do Leste:
Distante 28 km do Centro, com 1,1 km de extensão, é Área de Proteção Ambiental, cercada por um morro e com um riacho no meio. Situa-se entre as Praias do Pântano do Sul e do Matadeiro. Tem areia fina, fofa e clara com ondas boas para o surfe. O acesso é feito a pé, caminhando em torno de 45 min. por trilha no morro ou de barco. Não possui nenhuma infra-estrutura. 
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia de Pântano do Sul:
Distante 28 km do Centro, com 2,3 km de extensão, possui  mar agitado, mas com ondas não muito grandes. Há bares e restaurantes.
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Praia da Cachoeira do Bom Jesus:
Distante 30 km do Centro, com 2,9 km de extensão, possui areia fofa, fina e clara e águas claras e calmas. Propícia aos esportes náuticos. Liga Canasvieira e Ponta das Canas. 
Localização: Distrito de Cachoeira do Bom Jesus.

Praia de Ponta das Canas:
Distante 34 km do Centro, com 1,9 km de extensão, localizada ao norte da Ilha, é muito freqüentada por argentinos, o mar é manso e quente, ótima para esportes náuticos. Possui uma vila de pescadores, sambaquis e barzinhos espalhados pela orla. Pode-se ver golfinhos perto da areia. 
Localização: Distrito de Cachoeira do Bom Jesus.

Praia da Lagoinha:
Distante 37 km do Centro, com 250 m de extensão, é cercada por morros e tem pedras nas extremidades. Possui mar calmo, bares e restaurantes. 
Localização: Distrito de Cachoeira do Bom Jesus.

Praia Brava:
Distante 38 km do Centro, com 1,5 km de extensão, possui mar agitado, propícia ao surfe e águas cristalinas, boas para o mergulho. Abriga diversas casas de veraneio, hotéis e restaurantes.
Localização: Distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Praia dos Ingleses:
Distante 36 km do Centro, com 5,2 km de extensão. É uma das praias mais urbanizadas da Ilha. Tem faixa estreita de areia batida, dunas e morros nas extremidades. Mar relativamente calmo. Possui quiosques, hotéis e restaurantes. Em frente situa-se a Ilha de Mata Fome. 
Localização: Distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Praia do Santinho:
Distante 40 km do Centro, com 2 km de extensão, é inclinada, extensa, com larga faixa de areia, ondas fortes propícia ao surfe. Em frente encontramos as Ilhas do Badejo e das Aranhas. No costão do lado esquerdo podem ser encontradas inscrições feitas há mais de 5 mil anos pelos índios Carijós.
Localização: Distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Praia de Moçambique:
Distante 29 km do Centro, com 9,5 km de extensão, é a maior da Ilha. Também conhecida como Praia Grande, está inserida dentro do Parque Florestal. Possui águas claras e ondas fortes, propícias ao surfe. É mais freqüentada no trecho próximo à Barra da Lagoa. Apresenta pouca infra-estrutura. 
Localização: Distrito de São João do Rio Vermelho.

Praia de Barra da Lagoa:
Distante 20 km do Centro, com 2,5 km de extensão, é o maior núcleo pesqueiro da Ilha. Urbanizada, protegida por molhes, se localiza ao lado da barra da Lagoa da Conceição. Suas águas são calmas, possui infra-estrutura turística e campings
Localização:
Distrito de Barra da Lagoa.

Praia do Morro da Pedras:
Distante 22 km do Centro, com 3,2 km de extensão, possui estreita faixa de areia fofa e ondas fortes, propícia ao surfe. É perigosa pois o mar estoura nas rochas.
Localização: Distrito de Campeche.

Praia do Campeche:
Distante 20 km do Centro, com 5,8 km de extensão, é rodeada de pequenas dunas e possui larga faixa de areia clara. Muito freqüentada por surfistas pois suas ondas são fortes. É margeada pela Av. Pequeno Príncipe, uma alusão ao escritor e aviador francês Saint-Exupéry, que ali pousou. Possui infra-estrutura turística e à sua frente encontra-se a Ilha do Campeche.
Localização: Distrito de Campeche.

Lagoas:

Lagoa da Conceição:
Distante 12 km do Centro, com 2 km de extensão, de forma alongada no sentido Norte-Sul, é a maior da Ilha. Destaca-se como um dos principais pontos turísticos da Capital. Possui águas calmas de baixa salinidade; dunas, ótimas para o surfe na areia e quiosques em sua margem. Propícia à pesca de camarão e aos esportes náuticos. O canal que a liga ao mar situa-se em Barra da Lagoa. É famosa pelas rendeiras que vendem trabalhos de bilros, por sua gastronomia e por suas  várias construções da época colonial. É um dos principais redutos da vida noturna de Florianópolis, com diversos bares e restaurantes. 
Localização: Centro da Ilha de Santa Catarina. 

Lagoa do Peri:
Antiga enseada que foi bloqueada pela sedimentação, situa-se acima do nível oceânico. Tem superfície aproximada de 5 km², é a maior lagoa de água doce do litoral. Suas águas são calmas, propiciando à pesca, passeios de barco e caiaque, além de oferecer praias com boa infra-estrutura. Faz parte da Parque da Lagoa do Peri. 
Localização: Sul da Ilha de Santa Catarina, próxima à Praia da Armação.

Ilhas:

Ilha de Santa Catarina:
Separada do continente pela Baía de Florianópolis, abriga o Município de Florianópolis. Possui forma alongada no sentido norte/sul. Seu contorno é bastante irregular, composto de baías, pontas e enseadas. A ligação entre a Ilha e o Continente se faz através de três pontes: a histórica Ponte Hercílio Luz, Colombo Sales e Pedro Ivo Campos. Sua costa, composta por 172 km de extensão, é repleta de praias, costões, restingas, manguezais e dunas.

Ilha do Campeche:
Santuário ecológico, possui um rico ecossistema, além de abrigar um patrimônio arqueológico com mais de 100 inscrições rupestres distribuídas em 10 sítios arqueológicos, 9 estações líticas, monumentos rochosos e sambaquis, acessíveis por trilhas. Está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães. A melhor maneira de chegar a Ilha é através de barcos que partem da Praia da Armação (30 min), da Barra da Lagoa (1:30h) ou de Pântano do Sul (1h).
Localização: Sudeste da Ilha, distante cerca de 2 km da Praia do Campeche. 

Ilha do Arvoredo:
Propícia ao mergulho, é alcançada por barco.

Ilha das Galés:
Propícia ao mergulho, é alcançada por barco. Pode-se visitar, a 18 m de profundidade, o barco Lilly, naufragado em 1943.

Ilha das Aranha:
Propícia ao mergulho, é alcançada por barco.

Baías:

Baía de Florianópolis:
Com área de 430 km², 50 km de comprimento e uma profundidade média de 3,2 m, banha o lado oeste do Município. Divide-se em duas partes, norte e sul, que se comunicam através de um canal que fica na direção da sede do Município e sobre ele cruzam as pontes que ligam a Ilha ao Continente.







® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal