Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Florianópolis
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Florianópolis - SC

Parques  
Parques | Áreas de Preservação

Parques:

Parque da Luz: 
Parque criado, em 2002, com 37,4 ha, possui área de lazer, relógio de sol, ciclovia, quadra poliesportiva, viveiro de árvores frutíferas, bancos, mesas e uma lanchonete panorâmica, entre outros.

Parque Municipal da Lagoa do Peri:
Parque criado, em 1982, com área de 2.030 ha, é pioneiro como modelo de infra-estrutura de lazer e de educação ambiental. É cercado de morros e coberto por Floresta Atlântica e vegetação litorânea. Conta com três trilhas ecológicas. Divide-se em 3 partes: 
Lazer -  abrangendo a Praia da Lagoa, as trilhas, a sede do Parque, o playground, as 80 churrasqueiras, o bar e lanchonete e o posto salva-vidas;  
Reserva Biológica - com a preservação da vegetação e de espécimes como lontras e jacarés, junto com alguns morros da Costa da Lagoa, utilizada para pesquisas; 
Paisagem Cultural - com a exposição de um engenho de farinha e um de cana-de-açúcar.  É Patrimônio Natural do Município.
Localização: Estrada Geral da Armação do Pântano do Sul, Distrito de Pântano do Sul - Tel: 237-9342.

Parque Ecológico do Córrego Grande:
Parque criado, em 2001, com 21,3 ha, oferece atividades de recreação, lazer, educação ambiental, pesquisa e cultura voltadas à área ambiental. Possui viveiro e estufa de mudas nativas trilhas interpretativas com acompanhamento de guias; dois lagos; parque infantil; quadra poliesportiva; palco para apresentações culturais; brinquedoteca e fraldário; e quiosques. 
Localização: Rua João Pio Duarte Silva, 535, Córrego Grande - Tel: 224-8483.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira das 7:30h às 20:00h e nos sábados, domingos e feriados das 7:30h às 19:00h.

Áreas de Preservação:

Parque Florestal do Rio Vermelho:
Área de preservação criada, em 1962, com área de 1.297 ha, para proteger um extensa restinga litorânea que une o Morro das Aranhas à Barra da Lagoa. Reúne mangues, vegetação nativa, dunas móveis e dunas fixas. Possui camping com boa estrutura. Situa-se entre a Lagoa da Conceição e a Praia de Moçambique.
Localização: Estrada para a Praia dos Ingleses, 31 km do Centro, Distrito de São João do Rio Vermelho.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: 
Área de preservação criada, em 1975, com 87.405 ha, quase 1% da área total de Santa Catarina, é a maior unidade de conservação do Estado, abrangendo os Municípios de Águas Mornas, Florianópolis, Garopaba, Imaruí, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Martinho. A parte insular do Município conta com 346,5 ha de área do Parque, incluindo a Praia dos Naufragados e uma restinga, além das ilhas Três Irmãs e Moleques do Sul, situadas a leste da Ponta dos Naufragados. Tem como objetivo preservar os mananciais de água que abastecem os Municípios da Grande Florianópolis, as espécies animais, vegetais e  a pesquisa, educação ambiental e turismo ecológico. É uma região privilegiada para observação de baleias nos meses de inverno. Abriga três aldeias indígenas de origem Tupi-Guarani e, em 1993, foi incluído como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Santa Catarina, pela UNESCO. Seu acesso é feito pela BR-101 sul. 
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 17:00h.

Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé:
Área de preservação criada, em 1992, com 1.444 ha, para proteger o estuário do Rio Tavares, o manejo sustentável do berbigão, peixes e crustáceos e conservar o desenvolvimento sócio-econômico da população que explorava os recursos naturais da região. Abriga 740 ha de manguezal e 700 ha de baía.

Estação Ecológica de Carijós: 
Área de preservação criada, em 1987, com 712 ha. Localiza-se a noroeste da Ilha de Santa Catarina, sendo composta por duas áreas com vegetação de manguezal e de restinga. Uma delas é o Manguezal do Rio Ratones, com 6,25 km² e a outra é o Manguezal de Saco Grande, que possui 0,93 km².

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca: 
Área de preservação criada, em 2000, com 156.100 ha, para proteger a baleia franca austral Eubaleana australis, ameaçada de extinção com filhotes, ordena e garante o uso racional dos recursos naturais da região, ordena a ocupação e utilização do solo e das águas, ordena o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves. Protege importantes áreas terrestres com costões rochosos, dunas, banhados e lagoas. Situa-se na região costeira de Santa Catarina, abrangendo uma faixa de 130 km de costa n
os Municípios de Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Tubarão, Jaguaruna, Içara e Criciúma.

Parque Municipal da Lagoinha do Leste:
Área de preservação criada, em 1992, com área de 480,5 ha. Possui praia, costões, lagoa que é abastecida por uma bacia hidrográfica de pequenos córregos que nascem na floresta, cachoeira e mata nativa. Situa-se entre os morros do sul da Ilha de Santa Catarina. É um dos últimos redutos de Mata Atlântica. Seu acesso é feito a pé por trilha com caminhada de 1 h a partir de Pântano do Sul ou pelo mar, com desembarque precário por causa da rebentação. Não possui infra-estrutura.
Localização: Distrito de Pântano do Sul.

Horto Florestal de Canasvieiras:
Área de preservação com 170 ha. 
Localização: Distrito de Canasvieiras.

Parque Municipal da Galheta: 
Área de preservação criada, em 1994, com 149,3 ha, para proteger a Praia da Galheta. Possui sítios arqueológicos com inscrições rupestres, oficinas líticas, afiadores e utensílios de pedra.

Parque Municipal do Maciço da Costeira: 
Área de preservação criada, em 1995, com 1.453,3 ha, para proteger o relevo montanhoso que forma o Maciço da Costeira. Localiza-se na região central da Ilha de Santa Catarina.

Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição: 
Área de preservação criada, em 1988, com 453 ha, para proteger o campo de dunas móveis, fixas e semi-fixas existentes no local. Situa-se entre a Av. das Rendeiras e a Praia da Joaquina.

Parque Desterro da UFSC:
Área de preservação com 465,8 ha, possui remanescentes da Mata Atlântica, em diversos estágios de regeneração.
Localização: Rodovia SC-401, próximo à praia do Cacupé.

Parque Estadual do Tabuleirinho: 
Área de preservação criada, em 1977, com 346,5 ha, compreende a Ponta dos Naufragados, com sua fauna, flora, cachoeira e praia.

Reserva Particular de Patrimônio Natural Menino Deus:
Área de preservação de Mata Atlântica, com 16 ha, criada em 1999.

Reserva Particular de Patrimônio Natural Morro das Aranhas:
Área de preservação de vegetação de restinga, com 44,16 ha, criada em 1999.

Reserva Particular de Patrimônio Natural Caraguatá:
Área de preservação de Mata Atlântica, com 1.854 ha, criada em 1990.







® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal