Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2019

Bandeira do Ceará
Bandeira do Ceará

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Fortaleza
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Fortaleza - CE

Arquitetura
Fortes | Palácios | Construções | Praças | Monumentos | Templos

Fortes:

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção:
Construção de 1649, feita pelos holandeses, com o nome de Forte de Schoonenborck. Em 1654 foi retomado pelos portugueses e batizado com o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Em torno desta surgiu um povoamento que é a origem da Cidade de Fortaleza. Foi reconstruído em 1817 após seu desmoronamento e local da execução dos heróis da Confederação do Equador em 1824. Atualmente é a sede da 10ª Região Militar. Tombada pelo IPHAN.
Localização: Av. Alberto Nepomuceno, s/nº, Centro - Tel: 255-1600.
Funcionamento: Diariamente de 8:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, mediante autorização.

Palácios:

Palácio da Abolição:
Construção com o objetivo de sediar o Governo Estadual, hoje abriga a Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará e o Mausoléu ao Ex-Presidente Castello Branco, com seus restos mortais, trechos de discursos e cartas.
Localização: Av. Barão de Studart, 505, Aldeota - Tel: 244-9011.
Funcionamento: Diariamente de 8:00h às 18:00h.

Palácio Senador Alencar:
Construção de 1855, em estilo neoclássico. Abrigou a Faculdade de Direito, o Liceu, a Biblioteca Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará, a antiga Assembléia Provincial e a Academia Cearense de Letras. Atualmente abriga o Museu do Ceará. Tombado como Patrimônio Histórico em 1973.
Localização: Rua São Paulo, 51, Centro -Tel: 251-1502.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 8:30h às 17:00h, sábado de 8:30h às 12:30h e domingo 14:00h às 17:00h.

Paço Municipal:
Construção do séc. XIX com o objetivo de ser sede do Arcebispado de Fortaleza. Em 1973 foi vendido à Prefeitura que se encontra instalada até os dias de hoje. Sua fachada foi totalmente alterada e a área verde à sua volta, transformada no Bosque Dom Delgado.
Localização: Rua São José, s/nº, Centro.

Palácio da Luz:
Construção do final do séc. XVIII, feita pelos índios, para servir de residência ao Capitão-mor Antônio de Castro Viana. Em 1814 foi adquirida pelo Governo Imperial. Hoje sedia a Academia Cearense de Letras e a Casa de Cultura Raimundo Cela.
Localização: Praça dos Leões.

Palacete Ceará:
Inaugurado em 1914, era ponto de encontro da sociedade cearense, abrigando, entre as décadas de 20 e 40, o Clube Iracema. Sua arquitetura é eclética com predominância do neobarroco. Atualmente pertence à Caixa Econômica Federal.
Localização: Praça do Ferreira, Centro.

Construções:

Ponte Metálica / Ponte dos Ingleses:
Construção de 1923, doada pelos ingleses para ser ponto de embarque e desembarque de carga e passageiros até a construção do Porto de Mucuripe (década de 60). Iluminada, com uma extensão de 130 m, abriga o Observatório de golfinhos, 5 quiosques, o mini museu contando a história da ponte metálica, esculturas que se movem com o vento e área de pesca. Serve como mirante de um dos mais bonitos pôr-do-sol da Cidade e dos golfinhos que aparecem pela manhã.
Localização: Praia de Iracema.

Teatro José de Alencar:
Construção de 1908, inaugurado em 1910, em estilos art nouveau e coríntio, é uma das mais importantes obras arquitetônicas da Cidade. O corpo do teatro é todo de ferro  fundido e aço  trazidos da Escócia. Foi totalmente restaurado em 1990, inclusive suas cadeiras e escadarias. Abriga um jardim de Burle Marx com jucás e macaúbas típicas do Ceará, uma biblioteca e uma galeria de arte. Atualmente, além de ser casa de espetáculos, oferece cursos de formação artística e cultural. Tombado pelo IPHAN em 1964.
Localização: Praça José de Alencar, Centro - Tel: 252-2324.

Farol do Mucuripe:
Construção em alvenaria, madeira e ferro, de 1844, feita por escravos,  homenageando à Princesa Isabel, em estilo barroco. Servia como orientação às embarcações. Foi desativado em 1959 e restaurado no período de 1981 a 1982 para abrigar o Museu do Jangadeiro. A cobertura serve como mirante, sendo acessado através de uma escada helicoidal com 90 degraus. É tombado pelo Patrimônio Histórico.
Localização: Av . Vicente de Castro, s/nº, Mucuripe.

Sede da Secretaria da Fazenda:
Construção de 1927, em estilo neoclássico, mantém até hoje suas características originais. Foi o primeiro prédio tombado em Fortaleza.
Localização: Av. Alberto Nepomuceno, 2, Centro.

Reitoria da Universidade Federal do Ceará:
Solar em estilo clássico, era utilizada como casa de campo. Em 1954 a Universidade Federal do Ceará o comprou com o objetivo de transformá-lo no prédio da Reitoria. Sofreu reformas e ampliações e hoje, só funciona a parte administrativa da UFC.
Localização: Av. Universidade, 2853, Benfica.

Mercado Central:
Inaugurado em 1931 para a vende de hortifrutigranjeiros. Atualmente possui inúmeras lojas de artesanato, algumas com menos de 1 m².
Localização: Rua General Bezerril, 14 - Tel: 252-4800.

Centro de Turismo:
Construção de 1850, em estilo neoclássico, com o objetivo de ser a Casa de Detenção. Atualmente abriga o Museu de Arte e Cultura Popular, o Museu da Mineralogia, o Teatro Carlos Câmara e Centro de Compras, possuindo 104 lojas de artesanato cearense.
Localização: Rua Senador Pompeu, 350, Centro - Tel: 231-3566.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00h às 18:00h e sábado de 8:00h às 12:00h.

Cine São Luís:
Construção de 1939, inaugurado em 1958, em estilo neoclássico e inspiração art-déco. Tem sua escadaria e seu hall revestidos em mármore de Carrara e seus lustres são de cristal tcheco. É sede do Festival de Cinema Cine Ceará.
Localização: Praça do Ferreira, Centro - Tel: 226-8739.

Estoril:
Construção de 1915, à beira-mar, feita para ser residência. Após sua conclusão denominou-se Vila Morena. Com a II Guerra, foi transformado em em cassino para os oficiais americanos. Em 1948, com o fim da Guerra, dois portugueses arrendaram a Vila Morena e deram-lhe o nome de Estoril. Em 1952 mudou de dono e em 1992 a Prefeitura desapropriou o prédio iniciando, em 1994, o processo de restauração. Hoje abriga um Centro Cultural e restaurante-escola.
Localização: Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema.

Estação Ferroviária João Felipe:
Inaugurada em 1890, em estilo neoclássico, com o objetivo de ser a sede da Estrada de Ferro de Baturité. Tombado pelo IPHAN em 1993.
Localização: Rua Dr. João Moreira, s/nº, Centro.

Casa de José de Alencar:
Local onde morava o escritor, a casa é pequena e está situada em um grande terreno com muitas árvores, e uma gameleira que, curiosamente, se entrelaçou a um cajueiro constituindo uma única árvore. Abriga as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará e o Museu Arthur Ramos. 
Localização: Av. Perimetral, s/nº, Sítio Alagadiço Novo, Distrito de Messejana - Tel: 229-1898.

Praças:

Passeio Público:
Construção do séc. XIX, tombada pelo IPHAN,  em estilo neoclássico, é a mais antiga praça de Fortaleza. Hoje é chamada de Praça dos Mártires, pois foi palco do fuzilamento dos heróis da Confederação do Equador, em 1824. Foi ponto de encontro da elite cearense, que passeava por ela sempre elegantemente vestida. Destacam-se suas árvores centenárias e cópias de esculturas dos antigos Deuses Gregos.
Localização: Rua João Moreira, s/nº, Centro.
Funcionamento: 2ª feira a domingo de 8:00h às 11:00h e de 14:00h às 17:00h.

Praça do Ferreira:
Ponto culminante do comércio local, é o coração da cidade. Nela se localiza o monumento Coluna da Hora.

Praça dos Leões / Praça General Tibúrcio:
Construção de 1877, era uma praça da elite cearense. Abriga diversas estátuas de leões de bronze, trazidas de Paris no começo do século.
Localização: Entre as Ruas Sena Madureira, São Paulo, Guilherme Rocha e General Bezerril, Centro.

Monumentos:

Estátua de Iracema:
Monumento, em estilo moderno, foi inaugurada em 1965, e retrata uma índia olhando para o guerreiro português, tendo nos braços o seu filho Moacir, símbolo da miscigenação do índio com o branco, homenageando a personagem do romance de José de Alencar.
Localização: Av. Beira-Mar, Praia do Mucuripe.

Estátua de Iracema:
Monumento, em estilo moderno, construída em 1996, retrata o sofrimento da índia Iracema com a partida de seu amado.
Localização: Praia de Iracema.

Coluna da Hora:
Coluna de 30 m de altura, com estrutura moderna, abrigando relógios que imitam os badalos dos sinos antigos nas horas cheias. É cercada por fontes e espelhos d'água.
Localização: Praça do Ferreira, Centro.

Estátua de José de Alencar:
Localização: Praça José de Alencar.

Estátua do Cristo Redentor:
Estátua de Cristo, em estilo coríntio, situada no topo de uma coluna de 35 m de altura.
Localização: Rua Monsenhor Hélio Campos, s/nº.

Estátua do Vaqueiro:
Localização: Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Aeroporto.

Templos:

Catedral da Sé:
Construção de 1938, em estilo gótico, concluída em 1978. Apresenta torres com 75 m de altura, uma cúpula com um cruzeiro de 42 m e sua capacidade é para 5.000 pessoas. É a terceira maior do País. Tem como padroeiro São José, o mesmo do Estado do Ceará e abriga todos os grande eventos religiosos do Estado.
Localização: Rua São José s/nº, Centro, Praça da Sé - Tel: 231-4196.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira de 8:00h às 10:00h e domingo de 9:00h às 12:30h e de 17:00h às 22:30h.

Igreja da Prainha:
Construção de 1863, feita à custa de esmolas públicas e auxílio governamental.

Igreja Nossa Senhora do Rosário:
Construção feita por escravos, em 1730, em taipa e palha. Nela os escravos rezavam. Foi reconstruída em pedra e cal em 1755. É a única em estilo barroco de Fortaleza. Foi a Matriz da Cidade de 1821 a 1854.
Localização: Rua do Rosário, s/nº.

Igreja do Pequeno Grande:
Construção do final do séc. XIX, em estilo gótico. Abriga vitrais franceses e estruturas metálicas belgas. Tem esse nome devido à pequena estátua de Jesus num pedestal.
Localização: Av. Santos Dumont, 55 - Tel: 252-2747.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal