Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Fevereiro de 2020

Bandeira da Paraíba
Bandeira da Paraíba

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: João Pessoa
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


João Pessoa - PB

História

Para defender o território das invasões francesas, os portugueses erguem, em 1585, o Forte São Felipe e, a sua volta, nasce a Cidade de Nossa Senhora das Neves, chamada, posteriormente, de Felipéia de Nossa Senhora das Neves, em honra do Rei da Espanha, que, nessa época, dominava Portugal.
Em 1634 a região é invadida por holandeses e o povoado passa a se chamar Friederstadt.
Após 20 anos de lutas, os holandeses são expulsos e a Cidade recebe o nome de Parahyba.
Em 1684 tornou-se a Capital da Província.
Com o desenvolvimento, a Cidade esbarra na lagoa do atual Parque Solon de Lucena que foi aterrada em 1910, facilitando o crescimento territorial.
As primeiras construções urbanas foram os prédios de alfândega, armazéns do porto e casas comerciais, na parte baixa da Cidade, no Varadouro, e na parte alta, as construções religiosas, administrativas e casas residenciais.
Em 1930, após o assassinato do paraibano João Pessoa, seu Governador, durante a Revolução, a Cidade muda seu nome em sua homenagem.
Em 1940, foi construída a Avenida Epitácio Pessoa, ligando a Cidade às praias. Atualmente, João Pessoa segue a arquitetura verticalizada.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal