Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 25 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Rondônia
Bandeira de Rondônia

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Porto Velho
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Porto Velho - RO

Hidrografia
Rios | Cachoeiras

Rios:

Rio Madeira:
Afluente da margem direita do Rio Amazonas, é um dos vinte maiores do mundo e o terceiro rio do país em extensão. Banha algumas das regiões mais férteis do Brasil. Nasce nas proximidades da localidade de Abunã, em Porto Velho, pela junção dos rios Beni e Mamoré. Possui 3.370 km de extensão e largura média de 2 a 8 km, percorrendo os Estados de Rondônia e Amazonas. Desemboca um pouco acima da cidade de Itacoatiara (AM), nas vizinhanças da ilha Grande. É navegável num percurso total de 1.500 km, que vai da foz até a cachoeira de Santo Antônio, em Porto Velho. Em suas margens encontram-se as aldeias dos índios jenharins, caripunas e muras e grande variedade de fauna e flora. É propício à pesca, o que o torna importante fonte de alimento para a população da região. Tem também grande potencial hidráulico e apresenta em seu curso superior muitas cachoeiras. 
Em Porto Velho é importante via de escoamento da produção e de transporte da população. Em frente à Cidade, faz uma curva de quase 90 graus, formando um grande remanso, local onde foram construídas as instalações portuárias da EFMM e que, atualmente, sediam o Museu.      

Rio das Garças:

Rio Machado / Rio Ji-Paraná:
Rio que nasce na Chapada dos Parecis, é formado pelos Rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, atravessa Rondônia no sentido sudeste-norte. É o rio mais extenso do Estado, sendo navegável na planície amazônica, num percurso de 800 km. Desagua na margem direita do Rio Madeira no Distrito de Calama, Município de Porto Velho. Apresenta grande quantidade de pequenas cachoeiras e corredeiras, que dificultam a navegação, mas é propício aos esportes fluviais radicais, como a canoagem, o caiaque e o rafting; e oferece praias. Abriga o Arquipélago das Cabaçaranas, entre os Municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici. Banha os Municípios de Presidente Médici, Cacoal, Pimenta Bueno, Ji-Paraná e Porto Velho.
 

Igarapés:
Cursos d'água, braços de rios, se apresentam em grande quantidade pelo Município. A população local recorre a eles para o lazer e fugir do calor.    Topo

Cachoeiras:

Cachoeira de Santo Antônio:
Queda do Rio Madeira, possui corredeiras de forma circular entre enormes blocos de lajes de pedras. Propícia à pesca amadora.
Localização:
Estrada do Santo Antônio, 7 km do Centro.

Cachoeira de Teotônio:
Queda formada por violentas corredeiras no trecho onde o Madeira se alarga. Nela pode-se presenciar, em setembro, a Piracema, quando os peixes nadam de encontro à correnteza para desovar. Às margens da cachoeira formam-se extensas praias fluviais.Na 2ª semana de setembro acontece o campeonato de pesca.
Localização: Rio Madeira, acesso pela BR-364 para Rio Branco, 27 km do Centro.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal