Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2019

Bandeira de Pernambuco
Bandeira de Pernambuco

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Recife
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Recife - PE

História

Pequena colônia de pescadores, fundada em 1537, numa localização privilegiada, a Cidade chamou a atenção de colonizadores que fundaram um porto no local.
Olinda era a Capital da Capitania e passou a escoar toda a produção de açúcar através deste porto.
A prosperidade da exportação acelerou as atividades portuárias e desenvolveu a povoação, então chamada Povoação dos Arrecifes, ou Ribeira Marinha dos Arrecifes.
Esta prosperidade atraiu os holandeses, que a invadiram e ali se estabeleceram. Incendiaram Olinda fazendo com que um grande fluxo migratório chegasse a Recife. A Cidade iniciava uma nova fase.
Foram feitos aterros e em 1637,  Maurício de Nassau, holandês na qualidade de Governador-Geral, deu início a um plano de urbanização para a construção da chamada Cidade Maurícia. Construiu-se palácios, pontes, escolas, estradas, o primeiro Jardim Botânico do País e até um observatório astronômico.
Mesmo com o fim do domínio holandês, em 1654, a Cidade continuou a se desenvolver e passou à categoria de Vila em 1710, contrariando os senhores-de-engenho da reconstruída Olinda, gerando uma série de de revoltas nativista como a Guerra dos Mascates.
Em 1711, instala-se a alfândega e em 1823 é elevada à Cidade e à Capital da Província quatro anos depois.
Olinda reage através de várias insurreições, destacando-se a Confederação do Equador (1824) e a Revolução Praieira (1848).
No fim do século XIX Recife era um empório comercial. Inicia-se, então, a implantação de indústrias.
O desenvolvimento da Capital deu origem a fluxos migratórios causando altas taxas de desemprego e subemprego e à construção de moradias em mangues e elevações, formando os mocambos com precárias condições de vida.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal