Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 25 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
  :: Rio de Janeiro
    .: Arquitetura
    .: Como Chegar
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Distritos Turisticos
    .: Eventos
    .: Hidrografia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Litoral
    .: Parques
    .: Relevo
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 
» Municípios


Rio de Janeiro - RJ

História

A região foi descoberta em 1º de janeiro de 1502, e em 1503 fundou-se a primeira feitoria.
Como sofreu várias invasões francesas, os portugueses resolveram fundar um arraial, entre os Morros Cara de Cão, Pão de Açúcar e da Urca, em 1º de março de 1555, e deram-lhe o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Os portugueses venceram os franceses, em janeiro de 1567, e a sede da Cidade foi transferida para o Morro do Descanso, mais tarde chamado Morro do Castelo.
O Rio de Janeiro foi um importante Porto de Abastecimento dos navios que faziam a defesa do litoral sul da Colônia e após o desenvolvimento da lavoura de cana-de-açúcar, passou a exportar açúcar e aguardente.
Passou a ser Capital do Brasil em 1763.
Com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, sofreu várias modificações em sua área urbana.
Implantaram-se estradas de ferro, bonde a tração animal, telégrafo e linhas telefônicas, canalizaram-se rios e abriram-se novas avenidas, como a Beira-Mar, Atlântica, Mem de Sá e Passos.
Em 1902, construiu-se o Teatro Municipal, remodelaram-se jardins e praças públicas e implantaram-se os bondes elétricos, e em 1905, construiu-se a grande Avenida Central, atual Rio Branco, primeiro logradouro da Cidade a receber iluminação elétrica.
Nas décadas seguintes surgiram favelas em vários pontos e alguns bairros assumiram feições de verdadeiras Cidades, como Copacabana.
A inauguração de Brasília, em 1960, fez com que o Rio se transformasse em Estado (ou Cidade-Estado) da Guanabara, até 1975, quando seu território passou a ser a Capital do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente a Cidade cresce em direção à Barra da Tijuca e ao Recreio dos Bandeirantes.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal