Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira do Acre
Bandeira do Acre

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Acre
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Acre (AC)

Economia

Características:

A economia acreana depende exclusivamente da extração vegetal, principalmente da borracha, que é feita ao longo dos rios. A maior parte da produção estadual deriva da Bacia dos Rios Purus, Juruá e Madeira, com destaque para a região do Vale do Rio Acre, que, além de possuir o maior número de seringueiras, possui grande quantidade de castanheiras.
O Acre é o maior produtor de borracha do País.
A coleta de castanha-do-pará é irregular porque depende das chuvas.
Acontece também, na floresta, a exploração madeireira, de forma seletiva, sem nenhum tipo de manejo, além de ser exportada em toras, fato que não traz riqueza alguma, nem para a região e nem para o Estado.
A agricultura denota pequenas culturas de mandioca, feijão, guaraná, cana-de-açúcar e arroz.
A pecuária abastece o mercado interno com produtos de boa qualidade (carne, leite e derivados) e produz, ainda, consideráveis excedentes para a exportação, principalmente na Regional do Purus. Destaca-se o rebanho de gado bovino (410 mil); suíno (172,2 mil); e ovino (26 mil).
A indústria de transformação baseia-se em algumas serrarias e pequenas fábricas de rapadura e de farinha de mandioca.
O comércio é feito quase todo por via fluvial e os produtos são exportados através dos portos dos Estados do Amazonas e Pará.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal