Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira do Acre
Bandeira do Acre

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Acre
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Acre (AC)

Quadro Natural
Áreas de Preservação

Características:

O relevo do Estado encontra-se na chamada Terra Firme da Amazônia Brasileira, um planalto com altitude média de 200 m que se inclina de sudoeste para nordeste. No extremo oeste se encontra a Serra da Contamana ou do Divisor, com as maiores altitudes do Estado (609 m). Cerca de 63% da superfície estadual ficam entre 200 e 300 m de altitude; 16% entre 300 e 609 m; e 21% entre 200 e 135 m.
O clima é quente e muito úmido, e apresenta estação seca nos meses de junho, julho e agosto. Ocorrem, por vezes, invasões da Massa Polar Atlântica que provocam o fenômeno conhecido regionalmente como "friagem". As temperaturas mínimas absolutas descem, a valores bem baixos, como 7°C, em Sena Madureira e 9°C, em Cruzeiro do Sul.
A Floresta Amazônica recobre todo o território estadual, sendo rica em seringueiras e apresentando bosques de cipó, palmeira e bambu. O potencial econômico da flora estadual é muito grande pois apresenta várias espécies de madeiras, uma variedade grande de árvores frutíferas como o açaí, andiroba, camu-camu, castanha do brasil, urucum, copaíba, cacau, bacuri, jarina, pupunha, etc., além da existência de plantas medicinais e ornamentais, como orquídeas, bromélias, helicônia, filodendro, samambaia, palmácea, jibóia, ficus, comigo-ninguém-pode, mussaenga, etc.
A bacia hidrográfica do Estado do Acre pertence à Bacia Amazônica e seus principais rios são o Juruá, o Tarauacá, o Muru, o Embirá, o Xapuri, o Purus, o Iaco e o Rio Acre, navegáveis apenas nas cheias e que atravessam o Estado com cursos quase paralelos.

Áreas de Preservação:

Área total (ha) Município
Parque Nacional da Serra do Divisor / Serra do Moa 846.633 Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves
Reserva Ecológica da Pimenteira - Xapuri
Estação Ecológica Rio Acre 77.500 Assis Brasil e Sena Madureira
Reserva Extrativista Figueira 25.973,20 Rio Branco
Reserva Extrativista Santa Quitéria 43.247 Assis Brasil e Brasiléia
Reserva Extrativista Chico Mendes 976.570 Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco
Reserva Extrativista do Alto Juruá 506.186 Marechal Thaumaturgo
Área de Relevante Interesse Ecológico Seringal Nova Esperança 2.576,47 Xapuri





® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal