Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 17 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Alagoas
Bandeira de Alagoas

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Alagoas
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Alagoas (AL)

Economia

Características:

A economia alagoana se baseia agroindústria do açúcar e do álcool, no pólo cloroalcoolquímico, indústrias alimentícias e têxteis.
As culturas agrícolas de maior importância são: cana-de-açúcar, fumo, coco-da-baía, algodão herbáceo, fumo, arroz, feijão, milho, mandioca, manga, laranja, abacaxi, banana. O cultivo é feito em latifúndios, uma das razões para a grande concentração de renda.
Na pecuária destaca-se o rebanho bovino para corte e leite, além dos eqüinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
As principais atividades industriais são a fabricação de produtos alimentares, especialmente açúcar e de tecidos. O parque industrial vem sendo diversificado e ampliado.
O extrativismo mineral baseia-se na extração de sal-gema, gás natural, calcário, argila e petróleo. Alagoas é o maior produtor nacional de amianto. Possuindo muitas lagoas, diversos rios e uma extensa costa marítima, o Estado conta com considerável riqueza de pescado, cujo aproveitamento entretanto, se faz ainda segundo práticas tradicionais mas tem se desenvolvido. O turismo é considerado atividade prioritária.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal