Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 17 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Alagoas
Bandeira de Alagoas

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Alagoas
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Alagoas (AL)

Quadro Humano

Características:

A população no Estado foi se formando aos poucos levada pelo desenvolvimento dos engenhos de cana-de-açúcar.
Atualmente, é um dos Estados brasileiros mais densamente povoados.
68% do total vivem no meio urbano, ou seja, sede municipal, vilas e áreas urbanas isoladas. Segundo o CENSO 2000, 60,6% são pardos, 34,1% brancos, 3,9% pretos, 0,3% amarelos ou índios e 1,1% não declarou a cor.
A população de mulheres corresponde a 51,1% do total de habitantes e o índice de analfabetismo é 45,3%.
A grande quantidade de latifúndios da região, concentrada na mão de poucas famílias, faz com que a maioria da população ganhe salários baixos e os pequenos e médios agricultores sejam inexistentes, levando o Estado a ser considerado um dos mais problemáticos do País quanto à desigualdade social.
A população é uma das mais carentes, favorecendo ao abandono da área rural, à concentração urbana e à migração principalmente para o sudeste.
Maceió desempenha, em relação ao comércio e aos serviços, as funções de Capital Regional para todo o território alagoano e uma pequena parte do norte de Sergipe.
No restante da área de influência atua por meio de dois centros intermediários: Palmeira dos Índios, que serve ao Agreste e ao Sertão, e Penedo, que serve à parte meridional do Estado e a alguns Municípios sergipanos.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal