Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira da Bahia
Bandeira da Bahia

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Bahia
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Bahia (BA)

Cultura

Características:

A urbanização das Cidades apresenta uma característica interessante: devido à topografia local, foram construídas sobre elevações. Muitas delas têm 2 andares; o superior, sede do poder civil e religioso; e o inferior, porto e centro de atividades comerciais. Este esquema foi aplicado em Porto Seguro, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e Salvador.
Um outro modelo urbano encontrado na Bahia é o das aldeias jesuíticas, formadas por pequenas casas isoladas, dispostas ao redor de um grande terreiro retangular, tendo, em uma das pontas, a Igreja, como em Trancoso, Vale Verde e no Arraial d’Ajuda.
Conta com numerosas instituições culturais entre elas a Academia de Letras da Bahia; diversas bibliotecas na Capital como as da Universidade Federal da Bahia, além de pequenas bibliotecas públicas; vários museus como o Museu Afro-Brasileiro, além do Museu Vanderlei de Pinho, no Recôncavo; diversos palácios como o Paço Arquiepiscopal da Sé, vários monumentos como a Casa de Gregório de Matoso, inúmeros fortes como o Forte e o Farol de Santo Antônio da Barra (1598), mas sem dúvida, a principal atração são as Igrejas, que ao todo somam 165, com arquitetura colonial barroca e rococó.
A culinária baiana é famosa pelo seu tempero. Mistura as tradições portuguesa, africana e indígena. São moquecas, principalmente de camarão e lagosta, com leite de coco e azeite de dendê. Caruru, acarajé, o vatapá e o mungunzá são alguns dos pratos mais tradicionais. Para variar, as carnes de sol ou de fumeiro, o bode assado, a maniçoba ou o efó. De sobremesa, deliciosas cocadas e as lusitanas ambrosia ou baba-de-moça, à base de ovos.
O Estado tem um calendário de festas bastante recheado, porém as mais famosas são: a Procissão Marítima do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes, com centenas de embarcações de todos os tipos navegando pela Baía de Todos os Santos levando a imagem do Bom Jesus da Igreja da Conceição da Praia para a Capela da Boa Viagem; a Lavagem do Bonfim, quando baianas vestidas tipicamente despejam seus vasos com água de cheiro no adro da Igreja e sobre as cabeças dos fiéis; a Festa de Iemanjá, quando adeptos do candomblé homenageiam a Rainha do Mar, mas a grande festa da Bahia é o Carnaval. O mais famoso é o de Salvador que apresenta desfiles de trios elétricos por toda a Cidade. As manifestações folclóricas no Estado são ricas e variadas, destacando-se o Candomblé, a Capoeira e os ritmos populares.
A Bahia é atualmente o grande berço da música brasileira, daqui saíram grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia e Gal Costa, além de ser o berço do samba, de ter o ritmo quente do grupo afro Olodum acompanhado de outros, como o Araketu e Ilê Ayê e a batida original da Timbalada.
Na dança, a Bahia mostrou ao mundo a lambada, a Capoeira e o Balé Folclórico; na literatura o exemplo maior de Jorge Amado, no cinema, Glauber Rocha, criador do Cinema Novo e na religião, o Candomblé.
Seu artesanato é feito em cerâmica, pedras ornamentais, palha, couro, bordados, prata, madeira e instrumentos musicais típicos trazendo a grande influência das culturas negra e indígena, que inseriram na cultura européia uma série de elementos.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal