Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Espírito Santo
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Espírito Santo (ES)

Quadro Natural
Parques Estaduais

Características:

O relevo divide-se em duas regiões distintas: a baixada litorânea, formada por extensos areais, praias e restingas, ocupando 40% do território e o planalto.
Bastante acidentado, o planalto apresenta altitude média é de 600 a 700 m e propícia a existência de picos, vales, cachoeiras e grutas. Na fronteira com Minas Gerais, com altitudes superiores a 1.000 m, se eleva a Serra do Caparaó, ou da Chibata, local onde encontra-se o Pico da Bandeira, ponto culminante do Estado, com 2.890 m.
O Espírito Santo reune, em sua paisagem, semelhanças com os vizinhos, Rio de Janeiro e Bahia. Seus 400 km de praias se diversificam à medida que se aproximam desses Estados.
As praias do norte são mais primitivas, contando com dunas e lagoas, as do centro são bastante desenvolvidas turisticamente pois estão próximas da Capital e as do sul são o verdadeiro pólo turístico, muito freqüentadas. Além das praias há o manguezal do Rio Piraquê-Açu, considerado o quinto maior da América do Sul, moradia de garças brancas, caranguejos e outras espécies. Em Regência, balneário de Linhares, encontramos o projeto TAMAR.
Apresenta várias ilhas, entre elas a da própria capital, além das Ilhas do Boi, do Frade, dos Franceses em Itapemirim e a dos Cabritos em Piúma, e várias lagoas, entre elas a de Jacarenema em Vila Velha, a Juparanã, no delta do Rio Doce, em Linhares com 38 km de extensão; a do Siri e a de Guanandi.
No interior, destaca-se as Cachoeiras de Matilde e do Engenho River, localizadas no Município de Alfredo Chaves; orquídeas e espécimes raras da Mata Atlântica, ao som de beija-flores, num clima tropical de altitude, com temperaturas baixas no inverno.
Nas terras baixas encontramos temperaturas elevadas durante todo o ano e médias térmicas superiores a 22º C.
Sua hidrografia destaca o Rio Doce, no Município de Linhares, com grande potencial econômico e o Rio Benevente, em Anchieta, com potencial turístico, além do São Mateus, Itaúna, Itapemirim, Jucu, Mucuri e Itabapoana.
A floresta tropical extinguiu-se quase completamente na parte sul do Estado, área de ocupação mais antiga. Apenas no norte podem ser encontradas algumas reservas. A Serra do Caparaó hoje está totalmente devastada, e só apresenta vegetação campestre acima dos 1.000 m de altitude.

Parques Estaduais:


Parque Área total (ha) Municípios
Cachoeira da Fumaça 27 Alegre
Fonte Grande 220 Vitória
Pedra Azul 1.240 Domingos Martins
Mata das Flores 800 Castelo
Itaúnas 3.150 Conceição da Barra
Ilha das Flores 16,59 Vila Velha
Paulo César Vinhas 1.500 Guarapari





® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal