Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Mato Grosso
Bandeira do Mato Grosso

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Mato Grosso
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Mato Grosso (MT)

Cultura

Características:

O Estado conta com diversos museus sendo os mais importantes o de Arte e Cultura Popular e o Marechal Rondon (antigo Museu do Índio), ambos no Campus da Universidade Federal do Mato Grosso.
Devido ao tipo de povoamento, o Estado recebeu influência de todos os Estados brasileiros que participaram com migrantes.
Seu artesanato apresenta obras primas de tecelagem, principalmente na confecção de redes. Conta também, com peças de madeira, normalmente utilitários, como o pilão; e peças em cerâmica, tanto utilitárias quanto decorativas. Os trançados com fibras vegetais de taquara, buriti e urumbumba são feitos pelos índios e moradores da zona rural, gerando cestarias e móveis.
O artesanato indígena prima pelo colorido e pela simbologia.
Suas músicas, normalmente são acompanhadas pela viola de cocho, produzidas pelos tocadores, em madeira e cordas feitas de tripa de macaco, bugio ou ouriço.
As festas mais populares são as juninas, São João, Santo Antônio e São Pedro, com danças, jogos, representações, doces, salgados e refeições preparadas em fogão a lenha. A Folia de Reis é comum nos Municípios do Vale do Araguaia, com a Catira sendo dançada e cantada. A Festa do Divino Espírito Santo é celebrada em diversos Municípios, com seus participantes dançando o Lundu. Após a Festa do Divino, acontece a cavalhada, nos Municípios de Poconé, Porto Esperidião e Cáceres. As procissões fluviais são comuns nas populações ribeirinhas, celebrando o dia dos padroeiros das cidades.
As danças Rasqueado e Siriri são comum nas festas de aniversários, carnaval e nas de santos, principalmente nos Municípios próximos de Cuiabá. No Carnaval, o Boi-à-Serra (variante do Bumba-meu-Boi) é o mais popular, principalmente com as crianças, animado pela música do Cururu, com cururueiros tocando viola de cocho e ganzá.
Outra festa popular é a de São Gonçalo, onde homenagens ao Santo são prestadas pelos devotos que cantam e dançam a Dança de São Gonçalo.
A Dança do Congo homenageia São Benedito, principalmente em Vila Bela da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Livramento. As mulheres não participam da dança, apenas do Chorado, outra dança desta Festa.
A Dança dos Mascarados é característica do Município de Poconé, e também presta homenagem a São Benedito.
Sua culinária apresenta a carne com arroz, costela ao sol, feijão empamonado, carne com banana verde, paçoca de pilão, moqueca de pintado, peixe ao urucum e caldo de piranha, entre outros, como pratos típicos. Seus doces tradicionais são o furrundu, cuscuz cuiabano, pixé e suas frutas, a acerola, a banana-da-terra, cajá-manga, caju, carambola, goiaba, guaraná, jenipapo, pequi, pitanga, pitomba, seriguela, entre outras, com as quais se fazem doces, refrescos e licores.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal