Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Mato Grosso
Bandeira do Mato Grosso

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Mato Grosso
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Mato Grosso (MT)

Quadro Humano

Características:

Mato Grosso apresenta-se de forma heterogênea com relação ao povoamento.
Demograficamente, trata-se de um espaço vazio com uma população irregularmente distribuída.
79,3% de sua população são urbanos e 51,3% são homens. Segundo o CENSO 2000, 39,8% brancos, 4,9% pretos, 52% pardos, 2,4% índios ou amarelos e 0,9% não declarou a cor. 
Ao norte, totalmente recoberto pela floresta amazônica, o povoamento é escasso, enquanto em torno de Cuiabá há grande concentração. Sua população é formada, em sua maioria, por caboclos. O Estado apresenta a maior concentração indígena do Brasil, com representantes dos Xavantes, Nambiquaras, Caiabis e Parecis, localizados no Parque Nacional do Xingu, às margens do Rio Xingu, porém, ainda existem tribos que nunca tiveram contato com os brancos. As tribos que habitam o local preservam línguas em extinção e tradições como o Quarup, uma grande festa que ocorre na época da seca em homenagem à vida e à morte dos chefes tribais. Apresenta algumas Cidades de colonização recente, resultado da atuação de empresas agrícolas.      






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal