Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 19 de Setembro de 2020

Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Minas Gerais
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Minas Gerais (MG)

Economia

Características:

Até a década de 60, Minas Gerais permanecia num plano secundário em relação ao desenvolvimento industrial do País, sendo apenas grande fornecedora de insumos para outros centros.
A partir dos anos 70, Minas amplia e diversifica sua base industrial. Minas Gerais é hoje a segunda maior economia do Brasil.
É o maior produtor nacional de aço bruto e responsável por um terço da produção brasileira de substâncias minerais como o minério de ferro, calcário, ouro, manganês, diamante, alumínio e zinco. A Companhia Vale do Rio Doce é o principal produtor de minério e opera a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga as jazidas de Minas Gerais ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES), numa extensão de 550 km, através do Vale do Rio Doce. A maior parte da produção mineral provém dos Municípios de Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, São Domingos do Prata, Nova Lima, Mariana, São João del Rei, e Poços de Caldas. A exploração florestal em Minas Gerais visa a produzir carvão vegetal para as usinas siderúrgicas, sendo o Vale do Rio Piracicaba, situado junto à zona metalúrgica, o maior fornecedor do produto. Atualmente existem programas de reflorestamento com eucaliptos para contornar a crescente escassez de carvão.
A indústria mineira tem perfil exportador. Possui o terceiro parque industrial do Brasil. Baseia-se nas indústrias extrativa mineral, metalúrgica, construção civil, de papel e celulose, automotiva, têxtil, de confecções, material elétrico, siderúrgica e agroindústria. A indústria automobilística começou a se desenvolver com a instalação da FIAT Automóveis, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, despertando o interesse de outras indústrias.
Na agricultura destaca-se o café. Minas detém 60% da produção nacional. Além dele, o algodão, a cana, o abacaxi, o alho, a batata, o arroz, o feijão, o milho, a soja, fumo e o trigo.
Na pecuária o destaque é para a criação de gado bovino de leite (Região Sul e Zona da Mata), geralmente mestiço de gado holandês e ligada às fábricas de laticínios; e de corte (Triângulo Mineiro) - possui o maior rebanho do País, com 22 milhões de cabeças - e para a avicultura, correspondente a 60% da produção nacional, além da suinocultura (3,3 milhões), presente na região de Patos de Minas e Itajubá, no sul, e Ubá, na Zona da Mata.
Atualmente há o crescimento de atividades informais, com empresas de fundo de quintal baseando-se nas atividades de confecção de roupas, sapatos e o artesanato.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal