Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Minas Gerais
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Minas Gerais (MG)

Quadro Humano

Características:

Seu povoamento iniciou-se com a vinda de desbravadores paulistas em busca de ouro e pedras preciosas. Posteriormente a vinda de garimpeiros de todas as regiões. Hoje, apresenta a segunda maior população do País.
A grande parte da população descende de portugueses e em menores partes de outras nacionalidades européias e de negros.
A crescente industrialização reduz o setor primário, provocando êxodo rural e grande aumento da população urbana. Apenas 18% dos habitantes vivem na zona rural. 
A população feminina representa 50,5%. Segundo o CENSO 2000, 38,1% do total são pardos, 53,8% brancos, 7,1% pretos, 0,4% amarelos ou índios e 0,6% não declarou a cor.
O sul e o leste do Estado também são altamente povoados e a norte e oeste apresenta baixa densidade.
O território mineiro participa das áreas de influência das duas grandes Metrópoles Nacionais, as Cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Rio de Janeiro domina o oeste, o norte, o centro e o leste do Estado, representado por centros intermediários como Belo Horizonte, que influencia o oeste, o norte e o centro do Estado; Juiz de Fora, que influencia o sudeste; Governador Valadares, que influencia o leste; Montes Claros e Teófilo Ottoni, que influencia o nordeste do Estado.
São Paulo domina o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal