Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Novembro de 2020

Bandeira do Pará
Bandeira do Pará

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Pará
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Pará (PA)

Economia

Características:

Sua economia se baseia no extrativismo, na agricultura, na pecuária e na indústria.
A extração de madeira, castanha e borracha são das mais lucrativas fontes de rendas do Pará e na mineração destacam-se o ferro, a bauxita, o manganês, o alumínio, o cobre, o níquel, o calcário, o caulim, o ouro e o estanho. Também se exploram diamantes e cristal de rocha, no Vale do Tocantins. Perfurações da Petrobrás, no Médio Amazonas, revelaram um dos maiores depósitos de sal-gema do Mundo. As reservas de bauxita de Carajás são consideradas gigantescas.
Na agricultura, o Pará é hoje o maior produtor nacional de dendê, mandioca e pimenta-do-reino e o segundo maior produtor de abacaxi. Sobressai ainda a juta, laranja, café, cacau, cana-de-açúcar, arroz, milho, feijão, palmito e coco-da-baía. A agricultura familiar ainda é a base da produção.
Na pecuária, os rebanhos de bovinos (8,1 milhões) e suínos (2 milhões) são os mais numerosos da Amazônia. A maior parte dos bovinos encontra-se na Ilha de Marajó, onde encontramos também o rebanho bubalino (714,1 mil), fazendo do Pará o maior criador nacional. Segue-se o eqüino (255,1 mil) e o ovino (155,7 mil).
A atividade industrial está concentrada, quase que totalmente, em Belém, destacando-se os produtos alimentícios, tecidos, minerais não-metálicos, madeira. Os produtos industriais mais importantes são: os tecidos de juta, a madeira serrada (ou desdobrada), o cimento e vários tipos de bebidas.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal