Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Novembro de 2020

Bandeira do Pará
Bandeira do Pará

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Pará
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Pará (PA)

Quadro Natural
Parques e Reservas Estaduais

Características:

O relevo paraense é formado por grandes superfícies planas ou onduladas. Cerca de 86% do território estadual encontram-se abaixo de 300 m de altitude sobre o nível do mar. A planície abrange 58% de seu território e se encontram abaixo de 200 m, ao longo do Rio Amazonas, que atravessa o Estado de leste a oeste. Os 14% que ultrapassam a cota de 300 m, são constituídos pelos Planaltos Guiano, ao norte, como a Serra do Tumucumaque, com 900 m; e Central Brasileiro, como a Serra dos Carajás, no sul do Estado. Apresenta também a planície litorânea com falésias entre 5 e 20 m de altura. O ponto culminate do Estado é a Serra do Acari com 906 m de altitude.
Seu clima é quente e úmido, tipicamente equatorial, com 2 estações nítidas: o verão, de julho a outubro; e o inverno, de novembro a junho, época das grandes chuvas. Em Belém, não existe a estação seca, pois as chuvas são tão freqüentes que seus habitantes costumam marcar os encontros para antes ou depois das chuvas.
Seus rios pertencem a três bacias hidrográficas: a Amazônica, a do Tocantins-Araguaia (onde se encontra a Usina Hidrelétrica de Tucuruí), e a do Nordeste e apresentam grande potencial energético.
Sua vegetação é a Floresta Amazônica, com a mata de terra firme, onde ocorre a castanheira; e a mata de várzea, onde cresce a seringueira; os campos limpos, nas várzeas de alguns dos rios ou na Ilha de Marajó; e os cerrados, no Baixo Planalto de Santarém.
A pesca, praticada em grande escala, é predatória e mal regulamentada. Em sua fauna conta com mais de 2 mil espécies de peixes, cerca de 950 tipos de pássaros e 300 espécies de mamíferos. Algumas espécies acham-se ameaçadas de extinção, inclusive mamíferos como a ariranha, o guará e o peixe-boi, além de várias espécies de tartaruga.

Parques e Reservas Estaduais:


Todos são Parques e Reservas Nacionais.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal