Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 16 de Dezembro de 2019

Bandeira da Paraíba
Bandeira da Paraíba

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraíba
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraíba (PB)

Cultura

Características:

As festas fazem parte da vida do paraibano. São festas de padroeiro, festas natalinas, festas juninas, casamentos, batizados, noivados, festas de ano novo, festas de caráter religioso, vaquejadas, exposições agropecuárias e festas do calendário cívico, entre outras. As principais são: a Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da Capital e de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa; São João e Micarande, em Campina Grande; Festa da Luz, em Guarabira; Festa da Guia, em Patos e a Festa do Rosário, em Pombal e Santa Luzia.
Os folguedos mais populares são: a Barca, nome que a Chegança recebe no Estado; o Bumba-meu-Boi, a Corrida das Argolas; as Cavalhadas; os Cocos de Praias; as Lapinhas e João-Redondo; e os Desafios com cantadores e violeiros.
Sua literatura é formada pelas Anedotas; a Cantoria de Viola; a Glosa; a Parlenda (poema feito em versos curtos); o Folheto de Cordel; o Provérbio; a Advinha, etc.
A atividade artesanal é observada principalmente nas Cidades do interior paraibano. Os materiais mais usados são a argila, na fabricação de panelas, jarros, etc; os cipós, bambus e palha de coqueiro, nas cestas e pólvora, cordas, tabocas e papel, nos foguetes, balões e fogos pirotécnicos.
A culinária paraibana tem alguns pratos típicos, como a panelada (sarapatel), feita de sangue de porco coagulado e picado, preparado em banha de porco com miúdos e servido com farinha de mandioca, a mandioca com carne-de-sol assada na grelha; o bolo de fubá de milho, o picado, o pé-de-moleque, o arroz doce, a pamonha, a canjica, a tapioca, o camarão frito com casca, caranguejos cozidos e o peixe frito.
O Estado conta com diversos museus, não só na Capital como também em outras Cidades. Alguns exemplos são: O Museu da Rapadura, em Areia; o Museu Histórico e Geográfico, em Campina Grande; o Museu da Fundação Ernani Sátyro, em Patos e o Museu Sacro, em João Pessoa.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal