Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 16 de Dezembro de 2019

Bandeira da Paraíba
Bandeira da Paraíba

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraíba
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraíba (PB)

Economia

Características:

O Estado tem sua economia baseada na agricultura, pecuária e indústria.
Os principais produtos agrícolas paraibanos são: o abacaxi, maior produto exportado pelo Estado, cultivado em Sapé, Mari e Mamanguape; o sisal, que ocupa o terceiro lugar na exportação estadual; a cana-de-açúcar, cuja importância se relaciona à fabricação de álcool usado como combustível, cultivada nos vales, nos tabuleiros e no litoral; o algodão, destacando-se na região sertaneja; e a mandioca, o milho, o feijão e as bananas, que são culturas de subsistência.
Na pecuária, praticada de forma extensiva na Paraíba, temos o rebanho bovino com de 1,3 milhão de cabeças destinado basicamente à alimentação, localizando-se no agreste e no sertão; o suíno que vem apresentando um crescimento; o caprino e ovino, que fornecem carne e leite, ambos localizados no Cariri e no sertão, e eqüinos, asininos e muares, destinados ao transporte.
As indústrias, implantadas a partir da década de 1960, são a têxtil, a de produtos alimentícios, de minerais não-metálicos, metalúrgica e química. Destacam-se o cimento (a Paraíba é o 2º maior produtor de cimento Portland do Nordeste), o açúcar, o óleo de caroço de algodão e os materiais plásticos. Campina Grande e João Pessoa são os maiores centros industriais do Estado.
Hoje a Paraíba conta com um Pólo Coureiro-Calçadista concentrando 73 empresas fabricantes de artigos de couro, e mais de 500 micro-indústrias do setor informal, principalmente em João Pessoa, Campina Grande e Patos.
O calcário e a betonita são os minerais mais importantes encontrados no Estado, além de ouro, fontes de água mineral, jazidas de amianto, apatita, bauxita, berilo, cassiterita, chumbo, columbita, coríndon, cristal de rocha, fluorita, ferro, granito, mármore e quartzo.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal