Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Bandeira do Paraná
Bandeira do Paraná

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraná
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraná (PR)

Cultura

Características:

O Paraná oferece muitas opções culturais. São museus, parques temáticos, memoriais étnicos, teatros e espaços culturais espalhados por todo o Estado. Mas o símbolo maior da cultura paranaense é a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, fundada no início do século, e de importância também, a Universidade Católica do Paraná, fundada em 1959.
O calendário de eventos culturais é bastante rico, apresentando festivais folclóricos, de etnias, de música, de teatro e de inverno, reunindo todas as expressões artísticas, como os festivais de Teatro de Curitiba (Curitiba), de Inverno (Antonina), Internacional da Música (Londrina), de Dança (Cascavel), de Música (Cascavel), de Teatro (Cascavel) e Folclórico e de Etnias do Paraná (Curitiba). Além de oficinas internacionais em que participam os maiores expoentes da música e de exposições itinerantes, como a Oficina de Música (Curitiba). Entre as festas religiosas, são especialmente representativas a de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, e a de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, acompanhada de grande procissão. Entre as festas populares, sobressai a Congada da Lapa, de origem africana e em homenagem a São Benedito, na Cidade de Lapa. Várias danças populares subsistem em localidades do interior: o Curitibano, Dança de Roda aos pares, o Quebra-Mana, Dança Sapateada, a Valsada, e o Nhô-Chico, no litoral.
A gastronomia do Estado evidencia os redutos de imigrantes onde suas cozinhas típicas são apresentadas da melhor forma. O Barreado é um dos pratos típicos encontrados no litoral, além de Peixe à Caiçara. Dourado, pacu e surubim, peixes de água doce, além do Pintado na Telha e do Pirá de Foz, são especialidades da Região Oeste. Os pratos de origem tropeira, como a costela assada no fogo de chão, carneiro no buraco, boi no rolete e porco no rolete recheados com mais de cem ingredientes comprovam que no Paraná a carne é o forte. Em Santa Felicidade, em Curitiba, oferece um verdadeiro festival de comida italiana.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal