Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Bandeira do Paraná
Bandeira do Paraná

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Paraná
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Paraná (PR)

Quadro Humano

Características:

A imigração européia e japonesa foi a grande causadora do povoamento na região, além dos índios e africanos.
Atualmente a população residente nas áreas urbanas representa 81,4% do total e a distribuição populacional por sexo é equilibrada, onde homens são 49,5% do total da população. Segundo o CENSO 2000, 17,2% são pardos, 77,7% brancos, 3% pretos, 1,5% amarelos ou índios e 0,6% não declarou a cor.
Hoje vivem no Estado do Paraná 6.916 indígenas, distribuídos em 19 grupos, que ocupam área de 79.988 ha de extensão, demarcadas definitivamente pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). 
O território paranaense encontra-se situado dentro da área de influência da Cidade de São Paulo. A Metrópole paulista comanda a vida econômica do Estado por intermédio dos centros urbanos de Ourinhos, em São Paulo, e Jacarezinho, Maringá, Londrina e Curitiba, no Paraná. Ourinhos e Jacarezinho dominam, em conjunto, a porção oriental do norte do Paraná; Londrina o centro da região, e Maringá, a parte ocidental. Curitiba serve a todo o resto do Estado do Paraná e ainda a quase todo o Estado de Santa Catarina, excluindo-se no leste a região de Tubarão e, no oeste, a de Chapecó. A ação da Capital, em sua área de influência paranaense, se faz sentir diretamente ou por meio dos centros intermediários de Ponta Grossa e Pato Branco. A área de influência direta compreende todo o leste e o sudeste do Estado. Pato Branco serve à porção sudoeste, e Ponta Grossa, todo o centro e o oeste.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal