Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 14 de Outubro de 2019

Bandeira do Piauí
Bandeira do Piauí

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Piauí
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Piauí (PI)

Economia

Características:

A economia do Piauí se baseia na agricultura e na pecuária, complementadas pelo extrativismo vegetal.
As áreas agrícolas se encontram no Vale do Parnaíba, na Bacia do Canindé e na Cidade de Picos. Os principais produtos são: o algodão, o feijão, o milho, o arroz, a mandioca, a cana-de-açúcar, a laranja, a banana, a soja, o alho e, em quantidades menores, coco-da-baía, fumo, tomate, cebola e amendoim.
O extrativismo vegetal tem na carnaúba, no tucum, no babaçu, nas castanhas-de-caju, cascas de angico e sementes de oiticica, seus maiores representantes.
A pecuária, tradicional no Piauí, é praticada em todo o Estado, em caráter extensivo nas áreas de cerrado, e em caráter intensivo na região de Campo Maior, com rebanhos de caprinos (2 milhões), bovinos (2 milhões), eqüinos (175,3 mil), asininos (225,1 mil) e suínos (1,6 milhão). A apicultura piauiense é uma das primeiras do País.
A mineração é pouco explorada, tendo algumas reservas de mármore, de amianto, de sal-gema, de calcário, de argila, de vermiculita, de ametistas (no Município de Batalha), de ardósia e de níquel (segunda maior jazida do Brasil, no Município de São João do Piauí), além de grandes reservas de águas subterrâneas artesianas.
A indústria do Piauí ainda não é significativa, sendo os setores químico (para produção de óleos vegetais), têxtil (para a fiação e tecelagem do algodão), de gêneros alimentícios (açúcar, carne, toicinho, sucos e doces de frutas), de materiais de construção (cal, telhas e tijolos), couros e peles os mais encontrados no Estado.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal