Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Bandeira do Piauí
Bandeira do Piauí

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Piauí
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Piauí (PI)

Quadro Natural
Parques e Reservas Estaduais

Características:

Seu relevo é composto pela baixada litorânea, pelo planalto e pela Planície do Parnaíba.
Cerca de 92% do território se acham abaixo de 600 m de altitude e 53% abaixo de 300 m.
A baixada litorânea, no norte do Estado, compreende uma faixa de terrenos arenosos e baixos, que têm sua porção ocidental formada pelo Delta do Rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas, com inúmeras ilhas, lagoas, igarapés e praias de areia fina, tomadas por dunas e coqueiros.
O planalto forma chapadas com altitudes que vão de 300 a 700 m. A mais importante delas se desenvolve ao longo do limite com o Ceará.
A planície do Parnaíba é estreita e alongada, ao norte se junta com a baixada litorânea e no interior se prolonga para sul e leste. O ponto culminante do Estado é a Serra Grande com 865 m de altitude.
O clima é tropical com chuvas de verão e invernos secos na maior parte do estado e semi-árido quente com chuvas de verão irregulares e invernos secos, no sudeste. Tem mais de quatro quintos de sua área incluídos no Polígono das Secas.
É banhado pelo Rio Parnaíba, o principal do Estado, que o atravessa de sul a norte formando o limite com o Maranhão, e seus afluentes, que se deslocam principalmente de leste para oeste, como o Longá, o Poti, o Canindé e o Gurguéia. Todos esses são rios perenes; os demais são temporários. No Parnaíba encontra-se a barragem da Usina Hidrelétrica Presidente Castelo Branco (ex-Boa Esperança), que deu origem a um grande lago artificial.
O Estado encontra-se numa zona de transição, por isso apresenta a caatinga, nas porções sul e sudeste, demonstrando aspectos do semi-árido nordestino; o cerrado, no norte e no leste, caracterizando o planalto central; e a floresta, bastante devastada, a oeste, ao longo do Parnaíba, e a leste, sobre a serra de Ibiapaba e as mangues no litoral. Nas áreas de floresta e do cerrado encontram-se extensos carnaubais e babaçuais e madeiras de lei como pau d'arco, pau-marfim e canela.

Parques e Reservas Estaduais:

 

Todos são Parques e Reservas Nacionais.  






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal