Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Sul
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Sul (RS)

Cultura

Características:

Da mistura de imigrantes italianos e alemães, e das tradições dos Pampas, na fronteira com a República do Uruguai e da Argentina, nasce o gaúcho, com o chimarrão, o churrasco, os trajes típicos formados pela bombacha (calças folgadas presas ao tornozelo), poncho e lenço no pescoço e com o idioma fortemente influenciado pelo linguajar portenho. As danças gaúchas são marcadas pelo espírito de fidalguia, de respeito à mulher e apresentam bastante teatralidade. A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o Fandango, chamado de Chimarrita na região, além do Bambaquerê (espécie de quadrilha), e Congada (auto popular), a Jardineira (dança figurada e cantada, de pares soltos) e a Quebra-Mana (dança sapateada e valsada). As senhoritas, chamadas "prendas" usam trajes especiais em danças e festas folclóricas. Nas zonas de colonização alemã, realizam-se os Kerbs (bailes populares que duram, em geral, três dias).
Na culinária o prato principal é o churrasco, acompanhado do típico chimarrão, que quer dizer selvagem, uma alusão ao gado sem marcação que pastava pelos campos. O vinho e o conhaque de maçã são outras das bebidas preferidas dos gaúchos.
Possui rico acervo arquitetônico e dispõe de inúmeros monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), museus, bibliotecas e centros culturais. Em todo o Estado encontram-se CTG's - CENTROS DE TRADIÇÕES GAÚCHA, um centro cultural, composto por número ilimitado de sócios, baseado no movimento tradicionalista gaúcho, com a finalidade de preservar a cultura gaúcha. A Diretoria, o Conselho e os Departamentos são designados, respectivamente, por: Patronagem, Conselho de Vaqueanos e Invernadas. Os membros da Patronagem (Diretoria) denominam-se: Patrão (Presidente), Capataz (Vice-Presidente), Sota-Capataz (Secretário), Agregado das Pilchas (Tesoureiro) e Agregado das Falas (Orador). Os diretores das Invernadas são chamados Posteiros, os conselheiros chamam-se Vaqueanos e os sócios efetivos do sexo masculino são denominados Peões e do feminino Prendas. Nestes CGT's acontecem reuniões de confraternização dos sócios e atividades artístico-culturais, como o Fandango - Baile animado com música regional gauchesca, em que somente participam das danças pessoas tipicamente trajadas com vestimenta gaúcha.
Dentre as festas religiosas do Estado, destacam-se, na Capital, a Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2 de fevereiro, também conhecida como "Melancias"; a Festa do Divino, celebrada na Igreja do Espírito Santo; e as Procissões de Corpus Christi e de Nossa Senhora Madre de Deus (padroeira de Porto Alegre). Ainda na Capital, realizam-se exposições anuais de animais e produtos derivados (agosto), a Semana Farroupilha (14 a 20 de setembro) e a Exposição Estadual de Orquídeas (de 1º a 8 de dezembro); em Santana do Livramento e São Borja realizam-se exposições agropecuárias (outubro); em Caxias do Sul, a famosa Festa da Uva (fevereiro); e em Gramado, a Festa das Hortências (bienal) e a Feira Nacional de Artesanato (anual). Em todas as Cidades da campanha gaúcha realizam-se rodeios (reunião de gado para contagem, cura ou venda).





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal