Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Sul
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Sul (RS)

Economia

Características:

A economia gaúcha é muito equilibrada e é a quarta do País. É um Estado tradicionalmente exportador.
Baseia-se na criação de gado e em torno delas desenvolveram-se as indústrias de couro, pele e calçado. Esta atividade dá suporte para o desenvolvimento das indústrias têxteis e alimentícias, que se concentram sobretudo na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Na agricultura destacam-se a aveia, soja, milho, trigo, arroz, laranja, maçã, mandioca , erva-mate, fumo, uva, pêra, pêssego, batata e pinhão. É o maior produtor de grãos, de fumo e vinho do Brasil pois devido ao clima propício, os imigrantes italianos introduziram a vinicultura no Estado, especialmente nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Antonio Prado, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Milano, Nova Roma, São José do Ouro, São Marcos e Veranópolis.
A criação bovina (13,9 milhões) é uma das mais desenvolvidas. O gado bovino criado na região do planalto destina-se sobretudo à produção de leite, enquanto que o criado no sul do Estado, nos grandes estabelecimentos localizados na Região da Campanha, ou Estâncias, destina-se ao corte. Detém o maior rebanho de ovinos (10,1 milhões), aves e suínos (3,9 milhões).
Na mineração temos o calcário, cobre, gemas, couro, água mineral, granito, areia, caulim e carvão.
A indústria do Estado inclui: siderúrgica, metalúrgica, refino do petróleo, cimento, mecânica e elétrica, téxtil, alimentar, química, madeireira, de calçados e tratamento do couro de boi. A área metropolitana de Porto Alegre é a mais desenvolvida de toda a região Sul. O Pólo Petroquímico situado na Cidade de Triunfo é o mais moderno e competitivo da América Latina.
A partir da década de 70, integrou-se na produção de bens de consumo industriais e na destinada ao mercado externo, modernizando-se através da mecanização e da utilização de insumos químicos industriais, fazendo com que surgisse um grande êxodo rural, acompanhado de uma concentração de terras e do enfraquecimento da agricultura colonial.
Apresenta situação privilegiada com relação ao MERCOSUL pois está situado entre São Paulo e Buenos Aires e tem fronteiras com Uruguai e Argentina. Tem a melhor qualidade de vida do País, com níveis próximos aos de Países desenvolvidos.





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal