Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Sul
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Sul (RS)

Infra-Estrutura

Características:

Possui 8.844 km de rodovias sendo 6,46% pavimentadas, formando um leque de estradas que convergem para a capital estadual. Ao longo do litoral norte corre a BR-101, que, partindo de Osório, chega até Natal (RN). As ferrovias são num total de 3.359 km que se desenvolvem em torno do eixo central formado pela linha que, partindo de Porto Alegre, se dirige para oeste através da depressão central, indo alcançar a fronteira com a Argentina, em Uruguaiana, desprendendo-se em diversos ramos.
O Estado abriga extensa malha hidroviária interligando os Rios Jacui, Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, lago Guaíba, Lagoa dos Patos e Canal do São Gonçalo à Barra do Rio Grande e deste ao Oceano Atlântico, formando um complexo portuário da mais alta importância, pois interliga as zonas produtoras agrícolas e industriais. Os principais portos são o de Porto Alegre, maior porto fluvial do País, localizado junto ao Guaíba; o Porto de Pelotas localizado à margem esquerda do Canal São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos e o Porto de Rio Grande.
Existem 79 instituições de ensino superior no Estado, entre as quais destacam-se a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ambas na capital; a Universidade de Passo Fundo (particular); a Universidade Federal de Pelotas; a Universidade Federal de Santa Maria; a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (particular), em São Leopoldo e a Universidade de Caxias do Sul (particular). Mantém, também, escolas técnicas profissionalizantes e formação profissional desenvolvida por instituições privadas ligadas à indústria. Entre as principais usinas elétricas do Estado sobressaem as Hidrelétricas de Passo Fundo, no Rio Uruguai; de Jacuí e Passo Real, no Rio Jacuí; e as Termelétricas Candiota II, em Bajé, Charqueadas, em São Jerônimo, e Osvaldo Aranha, em Alegrete.





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal