Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Sul
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Sul (RS)

Quadro Humano

Características:

O Rio Grande do Sul teve uma colonização marcada por disputas entre portugueses e espanhóis e pela grande quantidade de imigrantes europeus. A grande maioria dos imigrantes que vieram para o Rio Grande foram para terras que eles compravam e formavam colônias. Por isso o Rio Grande do Sul é bem dividido na influência dos açorianos, dos portugueses, dos italianos, dos judeus, dos poloneses, dos japoneses, dos alemães e dos pomeranos. Esta mistura de colonizadores proporcionou a existência de um linguajar peculiar. 
A Região Metropolitana de Porto Alegre abriga 41,11% da população total do Estado, 50,9% são mulheres e 81,6% são urbanos. Segundo o CENSO 2000, 7,8% são pardos, 86,3% brancos, 5,2% pretos, 0,3% amarelos ou índios e 0,4% não declarou a cor. Todo o território do Rio Grande do Sul se encontra na área de influência da Cidade de Porto Alegre. Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas-Rio Grande, Erechim, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Santa Maria, Bajé, Santana do Livramento, Alegrete e Uruguaiana são centros intermediários. O crescimento populacional vem caindo a cada ano e a expectativa de vida fica em torno dos 72,6 anos. As principais causas de mortes são o câncer e os acidentes de trânsito. É o Estado com o maior índice de alfabetização do País.





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal