Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Fevereiro de 2020

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio Grande do Sul
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio Grande do Sul (RS)

Turismo

Características:

Por causa da diversidade de paisagens e dos tipos de colonização, podemos dividir o turismo em regiões.

  • Central - Apresenta influências alemãs e italianas aliadas às tradições gaúchas. São exemplos as Cidades de Cachoeira do Sul, que apresenta feiras e exposições mostrando sua riqueza; Santa Maria, principal entroncamento ferroviário gaúcho e a sede da primeira Universidade Federal brasileira fora das Capitais; Quarta Colônia, criada em 1877; Mata, um verdadeiro museu ao ar livre, abrigando fósseis vegetais de 200 milhões de anos e de grande valor científico.

  • Hidrominerais - Com influência de italianos, alemães, poloneses, suas belas paisagens, muito ar puro, trilhas, caminhadas e cavalgadas proporcionam momentos de relaxamento. São exemplos Iraí, Marcelino Ramos e Vicente Dutra que além do balneário abrigam jazidas de pedras semipreciosas e onde se pode pescar no Rio Uruguai, além de admirar o artesanato em vime, cipó e madeira e o dourado dos trigais maduros bailando nos campos.

  • Litoral Norte - Inicia-se nas Dunas de Mostardas, junto à Lagoa do Peixe, e chega aos limites de Santa Catarina, sempre acompanhado pela Serra Geral. Abriga rios, praias de água doce, mar aberto, lagoas e serra. Apresenta infra-estrutura turística desenvolvida e muitos ventos durante o ano, principalmente no verão. Bastante procurado para a prática de esporte. São exemplos as Praias de Torres e Atlântida.

  • Metropolitana - A Capital oferece uma diversidade grande de atrações, desde culturais, ecológicas até gastronômicas. Conta com centros de convenções, infra-estrutura hoteleira de alto nível, shopping centers, aeroporto internacional, parques e um potencial gastronômico de qualidade internacional, com todas as tendências culinárias. Pode-se ver, também São Leopoldo, com traços e costumes europeus, assim como Novo Hamburgo, o maior centro calçadista do País.

  • Missões - Local da colonização jesuítica, tem como principal atração as ruínas da Catedral, em São Miguel, monumento tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. À noite, através de espetáculos de som e luz, sua história é revivida. Abriga um museu com desenhos indígenas, sinos e outras obras da arte missioneira. Pode-se ver os trigais e as lavouras de soja além do Rio Uruguai, com o águas sobre o Salto de Yacumã, no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas.

  • Pampa - Com grande influência dos Países do Rio da Prata, aí encontramos o típico gaúcho com seus trajes tradicionais e seu linguajar próprio. Pode-se comer o churrasco de chão temperado apenas com sal grosso e dançar o fandango, sempre regados ao mate amargo, o chimarrão. Abriga diversos hotéis-fazendas que integram o Programa de Turismo Rural no Estado e ainda pode-se fazer compras nos free shops de Santana do Livramento e Uruguaiana.

  • Sul - Com influência portuguesa, pode-se admirar os belos casarões e pequenos prédios coloniais, sempre contornando as lagoas. São exemplos as Cidades de Pelotas, Rio Grande, Piratini e Jaguarão. Abriga balneários sossegados às margens da Lagoa dos Patos, local onde se pratica uma variedade grande de esportes náuticos. Entre as Lagoas Mirim e Mangueira, encontra-se a Reserva Ecológica do Taim.

  • Serra - Talvez uma definição para esta região seja "A Europa no Brasil". Vales, montanhas, pinheiras e parques, circundados por hortências, com o clima muito frio trazendo a neve, casas com lareira em estilo enxaimel, as cidades da zona da serra se destacam por seus vinhos e cantinas. Com a influência alemã, serve fartas mesas no seu café colonial, com doces e tortas, chocolates e fondue. Local onde se acha malhas e artesanato. São exemplos Nova Petrópolis, Gramado, com seu famoso Festival de Cinema, Canela e São Francisco de Paula. O Itaimbezinho e a Fortaleza dos Aparados, em Cambará do Sul, apresentam cânions cortando a paisagem dos campos de cima da Serra. Mantém infra-estrutura de primeira linha oferece boas opções de hospedagem. Sob influência italiana, encontramos Caxias do Sul produzindo prataria; Garibaldi, o maior produtor de champanhe do País , Bento Gonçalves que produz vinho de mesa de qualidade e Antônio Prado, uma das cidades mais típicas da região, com 47 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Nessa região, anualmente, se promove as Festas da Uva e do Vinho.

  • Vales - Sob a influência portuguesa, açoriana e alemã, abrange o vale de diversos rios, entre eles o Rio Pardo. Abriga sobrados coloniais, igrejas onde há valiosas imagens barrocas, muitas delas esculpidas pelos índios e casas em enxaimel. Promove Festas do Chopp. São exemplos as Cidades de Rio Pardo, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul e de Santa Cruz do Sul, núcleo de colonização alemã conhecida como a Capital do Fumo.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal