Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Rio de Janeiro
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Rio de Janeiro - RJ

Quadro Natural
Parques Estaduais | Reservas Estaduais

Características:

Possui relevo bastante variado, com grandes desníveis e elevações pronunciadas. Cerca de metade do território encontra-se abaixo de 200 m de altitude. Divide-se em três unidades: a baixada fluminense, os maciços litorâneos e o planalto.
A baixada e os maciços litorâneos se estendem ao longo do território com morros e colinas; praias; areais; campos de dunas e várzeas, desenvolvidas ao longo dos baixos cursos dos rios, e um grande delta, formado pelo Rio Paraíba do Sul em sua foz.
O planalto ocupa a maior parte do Estado. Sua cadeia montanhosa, genericamente chamada Serra do Mar e localmente Serra dos Órgãos, da Estrela etc., domina a baixada. Suas elevações chegam a mais de 1.000 m de altitude, em particular na Serra dos Órgãos, onde a Pedra do Sino atinge 2.263 m. O planalto inclina-se em direção ao Vale do Rio Paraíba do Sul. Mais adiante, encontra-se a Serra da Mantiqueira, local das maiores altitudes do Estado, que atingem o ponto mais elevado no Pico das Agulhas Negras, com 2.787m. O litoral do Rio de Janeiro apresenta três trechos. O primeiro caracterizado pela presença de tabuleiros, baixadas e restingas. Vai do delta do Rio Paraíba do Sul, na região nordeste do Estado, até a Cidade de Arraial do Cabo. É denominado Costa do Sol e inclui praias famosas como Cabo Frio e Búzios. O segundo trecho caracteriza-se pela presença de restingas, lagunas e baixadas, estendendo-se desde Arraial do Cabo até a Ilha de Itacuruçá. Na Cidade do Rio de Janeiro encontram-se exemplos típicos desse trecho de costa como as Lagoas Rodrigo de Freitas e Jacarepaguá; e as restingas de Ipanema, do Leblon e da Marambaia. O terceiro estende-se da Ilha de Itacuruçá até a região de Parati, e caracteriza-se pelo mergulho da Serra do Mar no Oceano. É conhecido como Costa Verde, pois reflete o contraste entre o mar e a montanha, com cachoeiras por entre as matas, praias delicadas e recantos incrustados nos paredões de rochas, além de rica fauna marítima que convida à pesca submarina.
O Estado apresenta diversos tipos climáticos. O clima tropical semi-úmido, com chuvas de verão e invernos secos, na baixada, com temperatura média anual de 24°C; o tropical úmido, com chuvas bem distribuídas no decorrer do ano, ocorre na porção mais rebaixada da Serra do Mar; o tropical de altitude, com verões quentes e chuvas bem distribuídas, nas porções mais elevadas da Serra do Mar, apresentando temperaturas médias anuais de 20°C.
Da cobertura vegetal do Rio de Janeiro pouco restou, apenas pequenas manchas situadas em locais menos acessíveis ou muito acidentados. A fauna é a da Mata Atlântica, com mamíferos e numerosas aves. Encontram-se nas encostas montanhosas da Cidade do Rio de Janeiro as duas maiores florestas urbanas do mundo: o maciço da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca. Esta última cobre uma extensão de 3.300 ha e foi tombada pela ONU como reserva da biosfera.
Seu principal rio é o Paraíba do Sul, que atravessa o Estado de oeste para leste, formando extenso vale entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, até lançar-se no Atlântico, próximo aos limites com o Espírito Santo. Foi na região do Vale do Paraíba onde se iniciaram as primeiras plantações de café no País. Para ele converge todo o sistema fluvial que nasce no alto da Serra do Mar. Todos os demais rios independentes têm dimensões muito menores. Entre esses, destacam-se o Itabapoana, o Macaé, o São João e o Macacu.

Parques Estaduais:


Parque Área total (ha) Municípios
Estadual de Pedra Branca 12.500 Rio de Janeiro
Estadual do Desengano 22.400 Campos dos Goitacazes, Santa Maria Madalena e São Fidélis
Estadual Ilha Grande 5.600 Angra dos Reis
Estadual Marinho do Aventureiro 15.000 Angra dos Reis
Estadual Chacrinha 13 Rio de Janeiro
Estadual Serra da Tiririca 2.400 Niterói e Maricá

Reservas Estaduais:


Reserva Área total (ha) Municípios
Biológica da Praia do Sul 3.600 Angra dos Reis
Biológica de Araras 2.068 Petrópolis, Vassouras e Miguel Pereira
Biológica e Arqueológica de Guaratiba 2.300 Rio de Janeiro
Ecológica de Jacarepiá 730 Saquarema
Ecológica de Massambaba - Arraial do Cabo e Saquarema
Florestal do Grajaú 55 Rio de Janeiro
Ecológica Juatínga 8.000 Parati





® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal