Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Novembro de 2019

Bandeira de Roraima
Bandeira de Roraima

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Roraima
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Roraima (RR)

Quadro Humano

Características:

A população é formada por: índios, caboclos, desbravadores portugueses e migrantes de várias regiões do País, com predominância de maranhenses, amazonenses e cearenses, embora conte com as outras regiões também. 
A população masculina é de 51,1% do total e 76,1% do total são urbanos. 64,4% são pardos, 24,8% brancos, 3,4% pretos, 6,6% amarelos ou índios e 0,8% não declarou a cor.
O Estado apresenta um grande contingente populacional indígena.
Das etnias que formam a população indígena de Roraima a Macuxi é, hoje, a mais populosa. Eles chegaram à região junto com ingleses procedentes do Caribe e quando da visita dos expedicionários, ofereciam suas jovens para casamento, por isso, são os que mais se destacam quanto ao contigente populacional e organização. Têm população de 11.598 pessoas, vivendo na região de lavrado e, praticando a pecuária.
Além destes, várias outras etnias compõe o Estado, como por exemplo, os Wapixanas, a segunda maior tribo de Roraima, Taurepangs, os Ingarikós, os Uaimiris / Atroaris e os Maiongongs, além dos Ianomâmis que não têm muito contato com os não índios, embora atualmente esse quadro esteja se revertendo.
É o Estado com menor densidade demográfica.
Mais de metade da população se concentra na Capital, Boa Vista. O restante se encontra disperso na região de campos cerrados.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal