Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Novembro de 2020

Bandeira de São Paulo
Bandeira de São Paulo

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: São Paulo
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


São Paulo - SP

Cultura

Características:

O resultado da miscigenação cultural de São Paulo se revela na qualidade de vida, na infra-estrutura das grandes Cidades, no desenvolvimento econômico e social, nas incontáveis opções de lazer e atividades culturais, que a fazem ser o maior centro cultural do Brasil.
O início da colonização portuguesa no século XV, os bandeirantes, o tropeirismo, a busca pelo ouro, a cultura do café e o início do desenvolvimento da civilização do trabalho, da modernidade e da tecnologia são momentos que estão retratados em suas edificações, nas Cidades Históricas, museus, igrejas, sítios arqueológicos e outros exemplos de atrativos encontrados em todo o Estado.
São Paulo acolhe grandes programações culturais, como as melhores orquestras, óperas, balés, exposições e espetáculos do mundo, além de grandes eventos periódicos, como: a Bienal Internacional de Artes Plásticas, a Mostra Internacional de Cinema, o Festival Internacional de Curtas-Metragens e o Festival Internacional de Artes Cênicas. Entre as festas religiosas mais importantes estão a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (12 de outubro); Nossa Senhora dos Navegantes (29 de junho) e Nossa Senhora do Monte Serrat (8 de outubro), em Santos; Nossa Senhora dos Navegantes (15 de agosto), em Cananéia; Santa Cruz (primeiro sábado e domingo de maio), em Embu; e São Vicente (22 de janeiro), em São Vicente.
As principais festas folclóricas são as Congadas (24 a 28 de janeiro), em Atibaia; as Folias de Reis, em Cunha; as Festas de São Roque (16 de agosto) e a de São Benedito, em Guaratinguetá.
As danças folclóricas são o Bate-Pé, os Caiapós, a Corriola, o Cateretê.
Mitos e superstições que ainda se encontram no interior são o Saci-Pererê e o Cavalo de Três Pés (animal que apavora nas estradas desertas).
Entre os pratos típicos paulistas estão o virado e o cuscuz, além da feijoada.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal