Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 24 de Novembro de 2020

Bandeira de São Paulo
Bandeira de São Paulo

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: São Paulo
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


São Paulo - SP

Economia

Características:

Em São Paulo encontramos uma grande concentração de indústrias e o maior centro agropecuário brasileiro.
A economia paulista se baseia na agricultura, na pecuária, no comércio, nos serviços e na indústria. Existe uma perfeita conexão entre as atividades rurais e urbanas.
Normalmente as áreas de agricultura apresentam suas fábricas próximas e também indústrias metalúrgicas e mecânicas, que fabricam equipamentos especializados para estes segmentos. As universidades das Cidades próximas a estas áreas oferecem cursos orientados para esse tipo de produção e os sistemas de telecomunicações e bancário e a microinformática integram essas áreas diretamente à Capital do Estado ou a qualquer centro de decisão no Brasil e no exterior.
Os produtos que mais se destacam na agricultura são: cana-de-açúcar, sendo o maior produtor, cebola, laranja, mandioca, milho, batata, algodão herbáceo, uva e café.
Na pecuária, o rebanho bovinos está em torno de 12,6 milhões de cabeças, um dos maiores do País. A pecuária regional é especializada na engorda de garrotes provenientes de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, que são abatidos nos frigoríficos locais (Barretos, Araçatuba, Andradina e São José do Rio Preto), de onde a carne é enviada para os centros consumidores, a Grande São Paulo e o Grande Rio, em caminhões frigoríficos. O Vale do Paraíba do Sul, região especializada na produção de leite, sendo São Paulo o segundo produtor nacional de leite, superado apenas por Minas Gerais. Além dos bovinos, temos os suínos 2,0 milhões, os ovinos 224,1 mil e os caprinos 105,5 mil.
Na mineração destacam-se o calcário, o caulim, a dolomita e o quartzito.
A região sul-sudeste do Estado é economicamente deprimida.
No interior paulista encontramos grandes centros agro-pecuários, frutíferos, universitários, téxteis, metalúrgicos, de calçados e de transformação de minerais não-metálicos, como Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba, Bauru e Jundiaí, além de São José dos Campos com a indústria aeronáutica. A Região do Grande São Paulo, e o ABCD, referentes a Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, compõem o parque industrial automobilístico do Estado. Grande parte da indústria paulista concentra-se na Região Metropolitana de São Paulo. Em São Paulo que se encontra a maior parte da indústria de bens de consumo duráveis do País. O complexo fabril da Grande São Paulo compreende, além da Capital estadual, as Cidades do chamado ABCD - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema - e mais os Municípios de Guarulhos, Caieiras, Osasco, Barueri, Cotia, Embu, Taboão da Serra e Suzano. Nessa área, encontra-se o maior e mais diversificado Parque Industrial do País.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal