Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Santa Catarina
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Santa Catarina (SC)

Cultura

Caracterúticas:

O resultado da miscigenação cultural de Santa Catarina se revela na arquitetura, na gastronomia e no folclore. As tradições de seus colonizadores continuam vivas no Estado. Todo o litoral, inclusive a Capital, Florianópolis, foi colonizado por açorianos. Traços desta cultura estão presentes na pesca artesanal, na gastronomia baseada em frutos do mar e no artesanato de rendas de bilro. Dos pratos túicos catarinenses, os mais conhecidos são: a Bijajica (bolinho feito de polvilho, ovos e açúcar, frito em banha) e o Ente Mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), especialidade da região de Brusque.
Santa Catarina tem diversas instituições culturais, como o Instituto Geográfico e Histórico de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras, o Cúculo de Arte Moderna, importantes bibliotecas e museus.
Santa Catarina oferece grandes festas. Entre as mais tradicionais destacam-se: a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, a Festa de São Sebastião, a Festa do Divino Espúito Santo, a Procissão de Santa Catarina (padroeira do Estado) e a Quermesse em Criciúma.
Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias Cidades, como a Oktoberfest, festa tradicional alemE com distribuição de chope, músicas túicas e grupos folclórico e a Festitália, em Blumenau; a Fenachopp, Festa Nacional do Chopp, em Joinville; a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, Eo bolão, jogo semelhante ao boliche e Ebocha, em Rio do Sul; a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austrú}ca, em Treze Tú‰ias; a SchEzenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja, em JaraguEdo Sul; a Fenarreco, Festa Nacional do Marreco e a Festa no Zoológico, em Brusque; a Polzki Festyn, em São Bento do Sul; a Festa da Uva, em Videira; a Festa do Vinho em Urussanga; La Saga, em Rodeio; a Festa da Polenta em Rio do Oeste; Incanto Trentino, em Nova Trento, a segunda maior festa popular do Paú; a Marejada, Festa Portuguesa e do Pescado, em ItajaEe o Festival do Camarão, em Itapema. Outras festas folclóricas importantes no Estado são o Terno de Reis, em janeiro e o Boi-de-Mamão.





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal