Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 17 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Santa Catarina
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Santa Catarina (SC)

Economia

Características:

A economia do Estado de Santa Catarina baseia-se na atividade industrial, no extrativismo de minérios, principalmente carvão e na agropecuária.
A indústria é bastante diversificada e as de maior expressão encontram-se no setor agroindustrial, metal mecânico, têxtil, de cerâmica, de máquinas e equipamentos e eletroeletrônico. É significativa também a produção de artigos de plástico e móveis em madeira de pinho, madeira proveniente de 420 mil ha de área reflorestada, nas regiões de planalto do Estado.
Na região do Vale do Itajaí (nordeste do Estado) concentra-se a maior parte das indústrias têxteis. As indústrias de cerâmica e porcelana, localizadas principalmente na região central, exportam seus produtos para mais de 60 Países. As fábricas de peças para automóveis existentes em Santa Catarina, em sua maioria situadas na região norte, produzem para as mais importantes indústrias automobilísticas do País.
As áreas agrícolas estão integradas à indústria. A influência dos imigrantes explica o predomínio das pequenas e médias propriedades. Os produtos agrícolas mais importantes são: o arroz, milho, alho, cebola, fumo, feijão e a maçã, sendo a colheita desta correspondente a mais da metade da produção anual do País.
A avicultura e a criação de suínos, principalmente no eixo Chapecó-Concórdia, no extremo oeste, também desempenham papel importante na economia, em virtude do desenvolvimento dos frigoríficos especializados no processamento de carne de porco. A produção de mel também é significativa, além da pesca industrial em larga escala, tanto de camarão como de outros frutos do mar.
Na produção mineral destaca-se o carvão, explorado sobretudo em Criciúma e Tubarão, na região sul. O Estado é também importante produtor de cana-de-açúcar, alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada.





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal