Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 22 de Fevereiro de 2020

Bandeira de Santa Catarina
Bandeira de Santa Catarina

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Santa Catarina
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Santa Catarina (SC)

Quadro Natural
Parques Estaduais | Reservas Estaduais

Características:

Seu relevo se caracteriza pela existência de planaltos e planícies.
As planícies se dividem em:

  • Costeiras - Faixa estreita junto ao Oceano Atlântico, com várias praias arenosas, dunas, penínsulas, ilhas, pontas, pontais, enseadas, baías e lagunas. Compreende as terras situadas abaixo de 200 m de altitude.

  • Fluviais - Áreas planas situadas junto aos rios, freqüentemente inundadas e utilizadas por lavouras.

É um dos Estados com relevo mais elevado. 52% do território estão acima dos 600 m e 77% acima de 300 m. Seu ponto culminante é o Morro da Boa Vista, com 1.827 m, no Município de Urubici.
É banhada pela Bacia do Rio Uruguai e Itajaí, formando uma complexa rede fluvial. Além dos Rios Uruguai e Itajaí, também banham o Estado os Rios Canoas e Pelotas, formadores do Rio Uruguai, os Rios do Peixe e Chapecó e ainda os Rios Iguaçu e Tubarão. Seus rios são comandados pelas chuvas que, como são distribuídas pelo ano todo, garantem o manancial. Na região sul do Estado, local de mineração de carvão, as águas são umas das mais poluídas, ocupando o 14º lugar do Brasil.
O clima é subtropical, com temperaturas médias inferiores a 18º C em diversas regiões, e chuvas freqüentes. Na região nordeste, como Joinville, a temperatura fica em torno de 22ºC, no litoral centro-norte e no oeste, 20ºC, no litoral centro-sul, 18ºC e nas regiões mais altas, 7ºC.
As chuvas favorecem a vegetação da Mata Atlântica, canelas, peroba-vermelha, o cedro, a figueira, o palmiteiro entre outras; e da Mata de Araucária e a Savana (campos).

Parques Estaduais :

Parque Área total (ha) Municípios
Serra do Tabuleiro 90.000 Águas Mornas, Florianópolis, Garopaba, Imaruí, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Martinho
Serra Furada 1.329 Grão-Pará e Orleans
Florestal do Rio Vermelho 1.297 Florianópolis

Reservas Estaduais :

Reserva Área total (ha) Municípios
Biológica da Canela-Preta 1.844 Botuverá, Nova Trento e Vidal Ramos
Biológica do Aguaí 7.672 Meleiro, Nova Veneza e Siderópolis
Biológica do Sassafrás 5.043 Benedito Novo
Extrativista Marinha de Pirajubaé 1.444 Florianópolis





® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal