Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira de Sergipe
Bandeira de Sergipe

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Sergipe
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Sergipe (SE)

Economia

Características:

A economia se baseia no extrativismo, na agricultura e na pecuária.
Sergipe é um Estado policultor, com lavouras para cultivos industriais e de subsistência.
Os cultivos industriais que mais se destacam: cana-de-açúcar, cultivada na Zona da Mata; laranja, cultivada para a exportação no Agreste; coco-da-baía, sendo um dos maiores produtores nacionais e o pioneiro na industrialização; fumo, algodão, mandioca, cultivada principalmente no Agreste; maracujá, primeiro produtor nacional; tangerina, limão e milho, em todo o Estado de Sergipe; feijão, arroz, amendoim, inhame, batata-doce, melancia e abóbora.
A maior parte das propriedades com fruticultura de exportação são pequenas e contam com sistemas conjugados de adutoras, barragens, açudes, poços, cacimbas e cisternas (Platô de Neópolis e Projeto Califórnia).
O rebanho estadual tem-se ampliado tanto no agreste como nos vales do litoral e nas áreas sertanejas, principalmente devido à existência de um moderno frigorífico na capital. Conta com gado bovino da raça Indubrasil (1 milhão) e ovino (207,2 mil). Nas proximidades das cidades, especialmente de Aracaju, tem-se intensificado a criação de aves destinadas ao abate e à produção de ovos.
Sergipe tem um complexo formado por 7 Distritos Industriais implantados em várias Cidades, como Aracaju, Socorro, Estância, Propriá, Boquim, Itabaiana e Carmópolis. As indústrias têxteis, alimentares petroquímicas são o forte do Estado, porém se destacam também os setores de mobiliário, editorial e gráfico. Aracaju é o mais importante centro industrial, com os produtos alimentícios, têxteis e de confecções, minerais não-metálicos, petrolíferos, de construção civil, de calçados, de laminados, de bebidas, de matéria plástica, de madeira, de couro e outros. Em Laranjeiras está a fábrica de cimento Portland.
Os principais minerais encontrados em Sergipe são: mármore, potássio, calcário, sal-gema, granito, halita, silvinita, carnalita, enxofre, dolomita, cobre, areia, argila, potássio, o petróleo e o gás natural.
O Estado é o quarto maior produtor de Petróleo do País. A exploração se faz tanto no Continente (Campos de Carmópolis, Siririzinho, Riachuelo e outros) como na Plataforma Continental.
O Pólo Cloroquímico do Estado integra as diversas unidades industriais de processamento de matérias-primas minerais. Sergipe tem sólida indústria de sucos e sua produção é exportada para os Estados Unidos, Canadá e Europa.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal