Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 18 de Setembro de 2020

Bandeira do Tocantins
Bandeira do Tocantins

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Tocantins
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Tocantins (TO)

Infra-Estrutura

Características:

O Estado de Tocantins é cortado de norte a sul pela rodovia Belém-Brasília (BR-153 e BR-226, que alcança Estreito MA).
Pela BR-320, não pavimentada, tem-se acesso à região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado. A Transamazônica cruza o extremo norte do Estado. A malha viária conta com 4.388 km e quase 4 mil km asfaltados, sendo apenas 903 km de rodovias federais e mais de 7.136 km de estradas já estão abertas, ligando todos os Municípios entre si e com os Estados do Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Encontra-se em andamento a implantação definitiva da Hidrovia Araguaia/Tocantins e da Ferrovia Norte Sul, que levará a produção até o Porto de Itaqui, no Maranhão.
O potencial hidrelétrico do Estado, ainda não totalmente explorado, concentra-se na Bacia dos Rios Araguaia e Tocantins. Seis usinas hidrelétricas, entre as quais Isamu Ikeda, Lajes e Lajeado, geram 60% da energia que abastece o Estado. A Usina de Cachoeira Dourada, instalada no Rio Paranaíba (Itumbiara GO) é outra importante fonte.
Em Araguaína, norte do Estado, está sendo estruturada a Zona de Processamento de Exportação – ZPE.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal