Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Setembro de 2019

Bandeira do Tocantins
Bandeira do Tocantins

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Tocantins
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Tocantins (TO)

Quadro Natural
Reservas Estaduais

Características:

Seu relevo é composto por planalto e planície. A maior parte do Estado de Tocantins encontra-se a menos de 500 m de altitude.
O planalto encontra-se nas regiões Araguaia-Tocantins, no sul do Estado, com altitudes de 300 a 600 m; na divisa entre o Maranhão e Tocantins; e na divisa entre Tocantins e Bahia.
A planície encontra-se no médio Araguaia, entre Tocantins e Mato Grosso, onde se situa a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal. O ponto culminante do Estado é a Serra das Traíras com 1.340 m de altitude.
Seu clima é tropical, com inverno seco e chuvas de verão.
Sua bacia hidrográfica é composta por rios que correm, em sua maioria, para o Rio Tocantins ou seu afluente, o Araguaia. São rios que têm cheias e vazantes muito contrastantes, porém não secam.
A vegetação predominante é a de campos cerrados, mais de 90% do Estado; pequenas manchas de Floresta Amazônica ao norte; e Floresta Tropical, nos vales dos Rios Tocantins e Araguaia. Neste último, as matas assumem, por vezes, a forma de Cerradão, transição entre o cerrado e a floresta.

Reservas Estaduais:


Reserva Área total (ha) Municípios
Extrativista Extremo Norte do Estado do Tocantins 9.280 São Sebastião do Tocantins
Ecológica Serra do Lajeado - Aparecida do Rio Negro, Palmas e Tocantínia





® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal