Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Bandeira do Tocantins
Bandeira do Tocantins

» Home
» Brasil
» Regiões
  :: Tocantins
    .: Cultura
    .: Dados Gerais
    .: Culinária
    .: Economia
    .: História
    .: Infra-Estrutura
    .: Quadro Humano
    .: Quadro Natural
    .: Turismo
    .: Sites Estaduais

 
» Capitais
» Municípios


Tocantins (TO)

Turismo

Características:

O Tocantins possui quatro regiões turísticas e todas com potencial para o ecoturismo. São elas:

  • Região Turística de Palmas - Suas serras e o Rio Tocantins encantam os amantes da natureza com cachoeiras e praias. Os Municípios que a compõem são: Palmas, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

  • Região Turística do Bico - Situada entre os Rios Araguaia, a oeste, e Tocantins, a leste, que ofertam belíssimas praias e vegetação povoadas por pássaros e animais silvestres. Esta região é composta pelos Municípios de Araguaína, Araguanã, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá.

  • Região Turística dos Lagos - Região de praias às margens do Rio Araguaia. É propícia à pesca esportiva, aos passeios náuticos e às caminhadas ecológicas, por trilhas entre as matas. Seus Municípios são: Araguacema, Caseara, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

  • Região Turística das Termas e Gerais - Região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d'água de rara beleza, cavernas e formações exóticas. Foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas Cidades que mantêm seu patrimônio histórico. Os Municípios que a compõem são: Arraias, Dianópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lizarda, Natividade (Capital Cultural do Estado), Paranã, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, São Valério e Taguatinga do Tocantins.

A maior atração do Estado é a a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do Rio Araguaia. Reserva ambiental desde 1959, com área total de 2.000.001 ha, seu território pertence integralmente ao Estado do Tocantins. Nela correm numerosos rios e que inclui a Lagoa Grande (uma das maiores do Brasil), tem pesca abundante, que atrai turistas do País e do exterior. Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território da Ilha fica alagado, formando belíssimos pantanais, transponíveis apenas por embarcações. Abriga o Parque Indígena do Araguaia, com 1.437.689 ha de área, administrado pela Fundação Nacional do índio (FUNAI), habitado por índios Carajás e Javaés, e, no norte, o Parque Nacional do Araguaia, com aproximadamente 460.000 ha, administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), destinado a preservar a flora e a fauna locais. Só pode ser visitado com autorização do Ibama.
Também ao Norte da Ilha encontra-se o Complexo Turístico do Araguaia, com seu desdobramento em Pólos Ecoturísticos, dentre os quais destaca-se o Cantão ou Côco-Javaés, com 89.150,95 ha, situado no Município de Pium.






® Copyright 2000-2017 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal