Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Janeiro de 2022

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Barra do Ribeiro - RS
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Barra do Ribeiro - RS

Lazer
  Rios | Praias | Relevo | Lagoas | Parques | Áreas de Preservação

Rios:

Arroio Ribeiro:
Rio que corta o Município de Sudoeste a Nordeste, deságua no Rio Guaíba e serve de atracadouro de embarcações aos moradores da cidade. É propício à pesca e tem grande importância para a irrigação das lavouras da região. Pode-se fazer passeios de barco. 

Arroio Araça / Arroio do Salgado:
afluente do Rio Guaíba, é  importante na irrigação de lavouras, pesca artesanal e amadora, é muito utilizado nos finais de semana por embarcações de médio porte como iates e veleiros devido os atracadouros naturais em barrancos. Pode-se fazer passeios de barco. 

Praias:

Praia do Canto das Mulatas:
Praia do Rio Guaíba com 1km de extensão e areia fina. Abriga restaurantes, campings, cabanas, lanchonetes e quadra de esportes. Situa-se ao Sul do Município.

Praia da Picada:
Praia com areias limpas e fina e 2 km de extensão. Possui calçadão, camping, cabanas, lanchonetes e quadra de esportes. Abriga o santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. Situa-se na confluência do arroio Ribeiro com o lago Guaíba, ao Norte do Município. 

Praia da Boca da Barra:

Praia do Parque:

Lagoas:

Lago Guaíba: 
Lago formado pelas águas dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí. Banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. É propício aos esportes náuticos, à pesca artesanal e oferece diversas praias de águas limpas. Abastece à Cidade. Pode-se fazer passeios de barco.

Lagoa dos Patos:
Lagoa conhecida como Mar de Dentro, é a maior do Brasil e a 2ª da América do Sul. Possui uma área de mais de 10 mil km², com cerca de 300 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade média de 7 m e serve de ligação entre o Porto de Porto Alegre e o Atlântico. É importante ecossistema de criação e reprodução de peixes. Seu nome deve-se a tribo dos índios Patos que habitavam a região. Suas margens são bem diferenciadas, a do lado oeste abriga diversos balneários tranqüilos e muito freqüentados e o lado leste é selvagem e de difícil acesso. Durante a seca suas águas se tornam salgadas pois o mar a invade até a altura de São Lourenço do Sul. 

Relevo:

Cerro da Cavalhada:
Formação montanhosa com 338 m de altura, é o ponto culminante do Município. Oferece vista panorâmica do Guaíba, da Lagoa dos Patos e parte de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Barra do Ribeiro. 
Localização: 20 km do Centro. 

Parques:

Parque de Rodeios do CTG Pealo da Tradição:
Localização: Av. Antônio Joaquim Evangelista, s/n° - Tel: 482-1134. 

Áreas de Preservação:

Parque Municipal de Barra do Ribeiro: 
Área de preservação com 80 mil m² de mata nativa, situada às margens do Lago Guaíba, abriga uma  área para camping com infra-estrutura completa, pista para cooper, ginásio poliesportivo e playground. É palco da Festa da Batata-Doce (FEBADOCE).
Localização: Rua Barão do Jacuí, 220 - Tel: 482-1266. 

Reserva Ecológica Particular do Morro da Formiga: 
Área de preservação com diversos hortos florestais, é o local onde o Guaíba e a Lagoa dos Patos se encontram.
Localização: 12 km do Centro, com acesso estrada Barba Negra. 

Reserva Particular de Patrimônio Natural do Capão Grande:
Área de preservação de Mata Atlântica, com 9 ha, criada em 1998. 






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal