Uma Viagem pelo Brasil na Web

Brasil, 20 de Janeiro de 2022

Bandeira do Rio Grande do Sul
Bandeira do Rio Grande do Sul

» Home
» Brasil
» Regiões
» Estados
» Capitais
  :: Rio Pardo - RS
    .: Dados Gerais
    .: História
    .: Informações
    .: Lazer
    .: Turismo Cultural
    .: Sites Municipais
    .: Álbum de Fotos

 


Rio Pardo - RS

História

As terras do atual Município começaram a ser colonizadas por volta de 1633, quando os jesuítas espanhóis se estabeleceram no local. Em 1636 foram arrasados pelos bandeirantes de Raposo Tavares, apoiados por índios Tupis. Em 1752, o forte Jesus-Maria-José foi construído e ao seu redor formou-se um povoado composto por colonizadores açorianos. De 1752 a quase 1787, os açorianos dedicaram-se basicamente a agricultura e gado. Em 1754 o Regimento dos Dragões foi enviado à região para ajudar no combate aos espanhóis que atacavam constantemente o Forte. Os espanhóis se retiraram, após a derrota, e os militares portugueses receberam sesmarias como prêmio pela vitória. O povoado cresceu e passou a se dedicar à pecuária intensiva. Em 1809 foi elevado a Município, através da Provisão Real,  com o nome de Vila do Príncipe, abrangendo mais a metade do Estado. Tornou-se um dos núcleos mais importantes da então Capitania do Rio Grande do Sul, tanto como praça militar quanto como entreposto comercial.  Em 1846, Rio Pardo foi elevada à categoria de Cidade. Rio Pardo não foi oficialmente a Capital do Estado, mas foi sede de vários governos.






® Copyright 2000-2020 - Brasil Channel - todos os direitos reservados por lei,  proibida a reprodução total ou parcial deste site.
LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS, LEI Nº 9.609/98 PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL e LEI No 10.695 - Código de Processo Penal